Começou a época de 23/24

09 OUT 2023

No fim de semana prolongado, de 5, 7, 8 de Outubro, teve início a época competitiva de 23/24 na área da formação, com o arranque dos Campeonatos Distritais da ABL.

 

Oficialmente, já tínhamos iniciado com os Torneios de Abertura da ABL, para as equipas seniores da Proliga, da CN1 Feminina e Masculina e CN2 Feminina e Masculina. Para além das dificuldades, que estamos a viver do ponto de vista social, aumento do custo de vida, problemas permanentes em sectores que afetam os nossos jovens, como a educação e a saúde, ainda acrescem no âmbito da modalidade os aumentos do valor das inscrições, em linha com a perspetiva de uma inflação da ordem dos 10% e os aumentos inaceitáveis dos valores do seguro desportivo.

 

Ainda assim, neste quadro não muito favorável para os nossos clubes filiados e para todo o Movimento Associativo, a resposta que estamos a encontrar da quase totalidade desses clubes é francamente positiva, quanto à organização e receção dos jovens para os enquadrarem nas suas equipas da modalidade, nos vários escalões etários.

 

Com exceção dos SUB 18 Femininos, que diminuíram no número de equipas inscritas, todos os restantes escalões registaram um crescimento do número de equipas inscritas, o que nos apraz verificar e, é para todos nós motivo de enorme satisfação, ainda que conscientes das eventuais dificuldades em instalações, treinadores, juízes em que essa situação certamente acarretará.

 

Contudo, compete-nos alertar, em particular os nossos clubes filiados, para o necessário esforço e rigor nos processos de funcionamento e organização, que uma dinâmica de crescimento certamente não deixará de nos trazer a todos, Clubes e à própria Associação.

 

No essencial, o nosso sentimento é de satisfação pela capacidade de resposta dos nossos clubes às dificuldades que se lhes deparam, trabalhando e estruturando-se para captar e fidelizar os jovens que os procuram e escolhem, para fazer a sua prática da modalidade. Infelizmente, alguns chegam mesmo a não poder aceitar e enquadrar todos os que aparecem, porque as condições de trabalho, materiais e humanas, tal não lhes permitem.

 

Porém, não queremos deixar de expressar também a nossa preocupação, por aspetos que julgamos não poderão estar ausentes do trabalho que se vem realizando. Estamos a pensar, na formação dos praticantes, na qualidade do jogo que promovemos, no desenvolvimento do nível de identidade e compromisso, que é necessário aos nossos jovens, no respeito pelo espírito desportivo e rejeição de atitudes e comportamento menos próprios e adequados, a quem se encontra no percurso da sua formação desportiva e humana.

 

Nós, os adultos temos de ter a paciência e as estratégias para que os jovens que chegam à nossa modalidade, não a abandonem, se sintam alegres e felizes no seu seio, sejam até veículos da sua divulgação e publicitação.

 

A época como dissemos, está aí. Começou agora a competição, elemento fundamental de todo o processo formativo e educativo dos nossos jovens, mas também sinónimo de mais ansiedade, pressão e pressa em alcançar resultados desportivos, que sendo importantes, no imediato e no percurso desportivo destes nossos jovens, não constituem o elemento primordial.

 

Porque na ABL sabemos bem, que todos Nós Gostamos do Basquetebol, façamos isso mesmo, criemos as condições e promovamos o trabalho que permite que todos os nossos jovens que agora iniciam a época de 23/24, alguns chegando pela primeira vez, gostem cada vez mais da nossa modalidade.

 

Com votos para todos – clubes, dirigentes, treinadores, juízes e atletas, de uma época de 23/24, fantástica.

 

Vamos ao trabalho, mas juntos!

 

A Direção da ABL

Parceiros Institucionais
Apoios