Supertaças

Dois filiados da ABL vencedores da Supertaça.

19 SET 2022

Realizou-se este sábado, dia 17, no Palácio dos Desportos de Torres Novas as Supertaças Feminina e Masculina 2022.

 

Na Supertaça Feminina, estiveram frente a frente o Sport Lisboa e Benfica, Campeão Nacional e o GDESSA, finalista vencido da Taça de Portugal. Cedo se começou a definir uma tendência e o desequilíbrio, que acabaria por se verificar. O Benfica, a partir do 2º Quarto embalou para um expressivo resultado de 31 pontos de diferença, 78-47, que se registou no final da partida. Os parciais de 20-10; 17-6; 26-12 dos três primeiros quartos, permitiram um abrandar no 4º quarto que registou 15-19, para o GDESSA.

 

Com mais e melhores soluções, vindas do banco, com a dinâmica que a capitã Joana Soeiro que viria a ser MVP imprimiu, com acerto nos lançamentos o Benfica superiorizou-se claramente, vencendo a 2ª Supertaça seguida do seu historial.

 

Parabéns ao nosso filiado, Sport Lisboa e Benfica e votos de uma época tão boa como a anterior, bem como uma boa participação nas competições europeias.

 

 

Na Supertaça Masculina, quinze dias depois de terem disputado a Final do Torneio Internacional de Lisboa, Benfica e Sporting, respetivamente Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal, voltaram a encontrar-se. Num jogo de perfil muito idêntico, desta vez a vitória sorriu ao Sporting.

 

Com uma defesa agressiva desde início, o Sporting liderou o marcador quase a totalidade do tempo de jogo. A pouco mais de meio, do 2º Quarto conseguiu-se uma igualdade, 35-35, para nos cerca de 3 minutos finais desse quarto, o Sporting conseguir um parcial de 11-0, que levaria o resultado para o intervalo, em 37-48. Após o intervalo, o 3º quarto aprofundou a diferença pontual para 15 pontos, fruto de algum desacerto do Benfica, com um excesso de turnovers. No 4º quarto, o Benfica esboçou uma forte reação, após um período de opção pela defesa zona e de uma clara subida de rendimento de Aaron Broussard e Maik Zirbes. A reação levou o jogo até aos 82-83, mas aí apareceu o americano Marcus Lovett Jr, que muito forte no 1X1 assumiu claramente o jogo, de modo que concretizaria 7 dos últimos 10 pontos da sua equipa, o Sporting. Lovett, acabaria por ser o MVP do jogo. O Sporting sagrou-se um justo vencedor e conquistou o troféu pelo 2ª ano consecutivo.

 

Parabéns ao nosso filado, Sporting Clube de Portugal.

 

 

Votos de uma excelente época desportiva para estes dois filados da ABL; Benfica e Sporting e que consigam alcançar todos os seus objetivos, nomeadamente uma excelente presença nas competições europeias em que vão participar.

 

Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol

Parceiros Institucionais
Apoios