
Sporting conquista Taça de Portugal
Sporting vence a competição, após ter derrotado o FC Porto, por 87-78.
13 OUT 2020
A equipa sénior masculina do Sporting Clube de Portugal venceu a Taça de Portugal da época de 2019/2020 cuja final four decorreu nos dias 7 e 8, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
No encontro que decidiu a atribuição do troféu, a formação leonina derrotou o FC Porto por 87-78. Na véspera, no encontro da meia-final, havia suplantado o Vitória Sport Clube, de Guimarães, por 85-71.
Na outra meia-final, os portistas ganharam por 81-74 a uma equipa do Benfica que se apresentou ainda visivelmente abalada pelo surto de Covid-19 que a afetou, impossibilitando uma preparação normal para esta competição.
O triunfo do Sporting foi incontestável, permitindo que o clube de Alvalade voltasse, 40 anos depois, a erguer a Taça de Portugal.
Na final, depois de uma primeira parte em que o FC Porto foi superior (vencia ao intervalo por 44-42), o Sporting virou o jogo no terceiro quarto. Assim que se apanhou na dianteira, não mais a largou e controlou a partida até final, garantindo uma vantagem de nove pontos no marcador e conquistando a prova pela sexta vez na sua história. O poste leonino John Fields, com 18 pontos e 13 ressaltos, foi considerado o MVP da final.
Numa época de anormalidades, a temporada sénior de 2020/2021 para as equipas de topo, iniciou-se com a disputa de uma prova respeitante à época anterior. Com efeito, esta final four, prevista para o fim de semana de 21 e 22 de março, acabou por ser suspensa devido à pandemia, à semelhança do que aconteceu com as restantes competições de basquetebol. No entanto, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) decidiu que a mesma se disputaria no dealbar da nova época desportiva inicialmente marcada para os dias 4 e 5 de outubro. Esta foi adiada três dias devido ao surto que afetou a equipa do Sport Lisboa e Benfica. Este pequeno adiamento foi considerado insuficiente pela formação da Luz, que, na pessoa do seu treinador, Carlos Lisboa, teceu duras críticas à FPB, declarando que os atletas do Benfica não tinham sido respeitados, que apenas tinham recomeçado os treinos em conjunto dois dias antes. A FPB respondeu com a impossibilidade de adiar eternamente as competições devido à pandemia.