
Quinta dos Lombos quebra invencibilidade do Benfica
A época 2022/2023 tem novas vencedoras na Taça de Portugal Feminina.
13 MAR 2023
Disputou-se este fim de semana, 11 e 12 de Março, a Final da Taça de Portugal Feminina, que concentrou no Pavilhão de Pedrouços, na Maia, duas equipas da AB Lisboa, Benfica e Quinta dos Lombos, mais uma da AB Porto, CPN, e uma da AB Aveiro, Galitos.
As meias-finais, que colocaram frente e a frente Quinta dos Lombos – Galitos (71-60) e Benfica – CPN (57-44), permitiram que a final se disputasse entre as duas equipas da AB Lisboa, Benfica e Quinta dos Lombos, uma vez que levaram de vencida os seus adversários diretos.
Pela época que vem realizando, parecia que o Benfica se apresentava como favorito, porém a Quinta dos Lombos, também com tradições na prova, fez um jogo muito conseguido, com uma ação defensiva muito forte sobre as lançadoras do Benfica, um domínio dos ressaltos, especialmente defensivos, e mostrando no ataque mais eficácia nos momentos de lançar ao cesto.
Num jogo intenso, com momentos de alternância, de uma e outra equipa, a Quinta dos Lombos que esteve mais tempo na frente do resultado, chegaria ao intervalo com uma curta vantagem de 3 pontos (30-27). No recomeço, logo no início do 3.º quarto, dois triplos consecutivos da Quinta dos Lombos, diriam que a equipa estava motivada e empenhada em alcançar o melhor resultado. Só a terminar o 3.º quarto o Benfica passou novamente para a frente (43-46).
Porém, no 4.º quarto novamente o maior acerto defensivo e na concretização, permitia à Quinta dos Lombos fechar o jogo com uma vitória justíssima, na 60.ª edição da prova por (53-51), quebrando a invencibilidade do Benfica e impedindo que alcançasse terceira vitória consecutiva na prova.
A Quinta dos Lombos, que já tinha ganho a prova em 2011 e 2020, reconquista assim a Taça de Portugal Feminina, juntando mais um título ao seu rico palmarés. Nos Lombos destaque para Luiana Livulo, MVP da partida, Rosemarie Julien e Inês Faustino. No Benfica, Carolina Rodrigues e Raphaella Monteiro, foram as que se revelaram mais consistentes.
A AB Lisboa quer endereçar os mais sinceros parabéns aos seus dois clubes filiados, jogadoras, treinadores e responsáveis, em especial à Quinta dos Lombos, digna vencedora da prova. Manifestar a sua satisfação pelo êxito, que os seus dois clubes acabam de alcançar, ao disputarem esta final e, através da Quinta dos Lombos, vencerem a Taça de Portugal, prova rainha do nosso Basquetebol.
A AB Lisboa quer expressar igualmente aos dois clubes os votos de um resto de época de 2022/2023 com os maiores sucessos para cada uma das suas equipas.
A Direção
Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol