Quinta dos Lombos campeã nacional feminina de Sub 16

11 JUN 2018

A equipa feminina da Quinta dos Lombos de Sub 16 sagrou-se campeã nacional, repetindo o êxito conseguido uma semana antes pelas suas colegas mais velhas das Sub 19. A outra equipa de Lisboa presente, o CB Queluz, ficou em segundo lugar, tendo apenas sido derrotada pelas novas campeãs nacionais. Em masculinos, as coisas não correram tão bem ao representante lisboeta, o Sporting, que não conseguiu fugir ao quarto lugar de uma prova conquistada pelo FC Porto, também campeão em Sub 18.

Num fim-de-semana recheado de fases finais, as boas notícias para os clubes filiados na ABL não se ficaram por aqui: Benfica, em femininos, e Algés, em masculinos, venceram as respetivas Taças Nacionais.

 

Três vitórias conduzem Lombos ao título

Apesar de ter sido forçada a disputar, uma semana antes, a fase intercalar para ter acesso à final four, a equipa da Quinta dos Lombos não se atemorizou e venceu todos os jogos, frente ao CB Queluz (61-46), Escola Francisco Franco (72-43) e CP Natação (53-49). Já a equipa de Queluz, depois do desaire na jornada inicial, suplantou o CP Natação (65-60) e a Escola Francisco Franco (63-58), tornando-se vice-campeã nacional.

Tal como aconteceu na final four das Sub 19, também nesta competição quatro das componentes do “cinco ideal” são jogadoras dos clubes pertencentes à Associação de Basquetebol de Lisboa.

 

Resultados completos:

1.ª jornada

CP Natação, 61 – Escola Francisco Franco, 35

Quinta dos Lombos, 61 – CB Queluz, 46

2.ª jornada

CB Queluz, 65 –CP Natação, 60

Quinta dos Lombos, 72 – Escola Francisco Franco, 43

3.ª jornada

CB Queluz, 63 – Escola Francisco Franco, 58

Quinta dos Lombos, 53 – CP Natação, 49

 

Classificação:

1.º Quinta dos Lombos

2.º CB Queluz

3.º CP Natação

4.º Escola Francisco Franco

MVP: Célia Sumbane (Quinta dos Lombos)

Cinco ideal: Leonor Paisana (CB Queluz), Inês Vieira (Quinta dos Lombos), Célia Sumbane (Quinta dos Lombos), Leonor Ferreira (CPN) e Suraya Rijal (Quinta dos Lombos)

 

Sporting: um passo rumo ao futuro

Em Sub 16 masculinos, a ABL esteve representada apenas por um clube, o Sporting. Depois de anos afastado das lides basquetebolísticas, o clube de Alvalade tem vindo a reafirmar-se na nossa modalidade. A sua equipa de Sub 16 masculina conseguiu ser vice-campeã de Lisboa e, na Zona Sul do campeonato nacional, qualificar-se para a final four. Nesta, ficou-se pelo quarto lugar, mas não deixou de ser mais um passo para que vejamos um dos “gigantes” do desporto nacional com mais frequência nestes momentos decisivos.

 

Resultados:

1.ª jornada

FC Porto, 70 – Sporting, 61

Académico do Porto, 59 – Barreirense, 48

2.ª jornada

FC Porto, 64 – Barreirense, 63

Académico do Porto, 63 – Sporting, 58

3.ª jornada

Barreirense, 84 – Sporting, 79

FC Porto, 87 – Académico do Porto, 69

 

Classificação:

1.º FC Porto

2.º Académico do Porto

3.º Barreirense

4.º Sporting

MVP: Tiago Almeida (FC Porto)

Cinco ideal: João Pinto (Académico), Guilherme Almeida (FC Porto), Tiago Almeida (FC Porto), Guilherme Santos (Barreirense) e André Rodrigues (FC Porto)

 

Benfica e Algés conquistam Taças Nacionais

As Taças Nacionais de Sub 16 foram conquistadas pelos dois representantes lisboetas. Benfica, em femininos, e Algés, em masculinos, superiorizaram-se aos adversários e venceram sem grande contestação.

 

Resultados Sub 16 femininos:

Meias-finais

Benfica, 71 – Olivais, 41

Guifões, 48 – União Sportiva, 47

3.º/4.º lugar

União Sportiva, 61 – Olivais, 56

Final

Benfica, 77 – Guifões, 62

Classificação

1.º Benfica

2.º Guifões

3.º União Sportiva

4.º Olivais

 

Resultados Sub 16 masculinos:

Meias-finais

GD Gafanha, 86 – Escola Francisco Franco, 66

Algés, 112 – União Sportiva, 49

3.º/4.º lugar

Escola Francisco Franco, 71 – União Sportiva, 68

Final

Algés, 70 – GD Gafanha, 59

Classificação

1.º Algés

2.º GD Gafanha

3.º Escola Francisco Franco

4.º União Sportiva

 

Salesianos de Lisboa perdem final

A formação dos Salesianos de Lisboa – Oficinas de São José disputou, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, a final da Taça Nacional de Seniores Masculinos, frente ao Guifões B. Apesar da boa réplica oferecida nos dois primeiros períodos (35-42, ao intervalo), a equipa lisboeta acabou por ceder na segunda parte. O resultado final foi de 77-56, favorável aos nortenhos.

Parceiros Institucionais
Apoios