Quinta dos Lombos campeã nacional feminina de Sub 16
11 JUN 2018
A equipa feminina da Quinta dos Lombos de Sub 16 sagrou-se campeã nacional, repetindo o êxito conseguido uma semana antes pelas suas colegas mais velhas das Sub 19. A outra equipa de Lisboa presente, o CB Queluz, ficou em segundo lugar, tendo apenas sido derrotada pelas novas campeãs nacionais. Em masculinos, as coisas não correram tão bem ao representante lisboeta, o Sporting, que não conseguiu fugir ao quarto lugar de uma prova conquistada pelo FC Porto, também campeão em Sub 18.
Num fim-de-semana recheado de fases finais, as boas notícias para os clubes filiados na ABL não se ficaram por aqui: Benfica, em femininos, e Algés, em masculinos, venceram as respetivas Taças Nacionais.
Três vitórias conduzem Lombos ao título
Apesar de ter sido forçada a disputar, uma semana antes, a fase intercalar para ter acesso à final four, a equipa da Quinta dos Lombos não se atemorizou e venceu todos os jogos, frente ao CB Queluz (61-46), Escola Francisco Franco (72-43) e CP Natação (53-49). Já a equipa de Queluz, depois do desaire na jornada inicial, suplantou o CP Natação (65-60) e a Escola Francisco Franco (63-58), tornando-se vice-campeã nacional.
Tal como aconteceu na final four das Sub 19, também nesta competição quatro das componentes do cinco ideal são jogadoras dos clubes pertencentes à Associação de Basquetebol de Lisboa.
Resultados completos:
1.ª jornada
CP Natação, 61 Escola Francisco Franco, 35
Quinta dos Lombos, 61 CB Queluz, 46
2.ª jornada
CB Queluz, 65 CP Natação, 60
Quinta dos Lombos, 72 Escola Francisco Franco, 43
3.ª jornada
CB Queluz, 63 Escola Francisco Franco, 58
Quinta dos Lombos, 53 CP Natação, 49
Classificação:
1.º Quinta dos Lombos
2.º CB Queluz
3.º CP Natação
4.º Escola Francisco Franco
MVP: Célia Sumbane (Quinta dos Lombos)
Cinco ideal: Leonor Paisana (CB Queluz), Inês Vieira (Quinta dos Lombos), Célia Sumbane (Quinta dos Lombos), Leonor Ferreira (CPN) e Suraya Rijal (Quinta dos Lombos)
Sporting: um passo rumo ao futuro
Em Sub 16 masculinos, a ABL esteve representada apenas por um clube, o Sporting. Depois de anos afastado das lides basquetebolísticas, o clube de Alvalade tem vindo a reafirmar-se na nossa modalidade. A sua equipa de Sub 16 masculina conseguiu ser vice-campeã de Lisboa e, na Zona Sul do campeonato nacional, qualificar-se para a final four. Nesta, ficou-se pelo quarto lugar, mas não deixou de ser mais um passo para que vejamos um dos gigantes do desporto nacional com mais frequência nestes momentos decisivos.
Resultados:
1.ª jornada
FC Porto, 70 Sporting, 61
Académico do Porto, 59 Barreirense, 48
2.ª jornada
FC Porto, 64 Barreirense, 63
Académico do Porto, 63 Sporting, 58
3.ª jornada
Barreirense, 84 Sporting, 79
FC Porto, 87 Académico do Porto, 69
Classificação:
1.º FC Porto
2.º Académico do Porto
3.º Barreirense
4.º Sporting
MVP: Tiago Almeida (FC Porto)
Cinco ideal: João Pinto (Académico), Guilherme Almeida (FC Porto), Tiago Almeida (FC Porto), Guilherme Santos (Barreirense) e André Rodrigues (FC Porto)
Benfica e Algés conquistam Taças Nacionais
As Taças Nacionais de Sub 16 foram conquistadas pelos dois representantes lisboetas. Benfica, em femininos, e Algés, em masculinos, superiorizaram-se aos adversários e venceram sem grande contestação.
Resultados Sub 16 femininos:
Meias-finais
Benfica, 71 Olivais, 41
Guifões, 48 União Sportiva, 47
3.º/4.º lugar
União Sportiva, 61 Olivais, 56
Final
Benfica, 77 Guifões, 62
Classificação
1.º Benfica
2.º Guifões
3.º União Sportiva
4.º Olivais
Resultados Sub 16 masculinos:
Meias-finais
GD Gafanha, 86 Escola Francisco Franco, 66
Algés, 112 União Sportiva, 49
3.º/4.º lugar
Escola Francisco Franco, 71 União Sportiva, 68
Final
Algés, 70 GD Gafanha, 59
Classificação
1.º Algés
2.º GD Gafanha
3.º Escola Francisco Franco
4.º União Sportiva
Salesianos de Lisboa perdem final
A formação dos Salesianos de Lisboa Oficinas de São José disputou, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, a final da Taça Nacional de Seniores Masculinos, frente ao Guifões B. Apesar da boa réplica oferecida nos dois primeiros períodos (35-42, ao intervalo), a equipa lisboeta acabou por ceder na segunda parte. O resultado final foi de 77-56, favorável aos nortenhos.