Melhor resultado desportivo de sempre

Lisboa alcançou três títulos e um segundo lugar na Festa do Basquetebol Albufeira 2022.

19 ABR 2022

Após breves dias de descanso, nesta quadra da Páscoa, propiciadora de uma reflexão menos apaixonada, deixamos um pequeno balanço.

 

1- A ABL alcançou o melhor resultado desportivo de sempre na Festa do Basquetebol, desde que o evento se realiza. Três primeiros lugares SUB14M, SUB16F e SUB16M e um segundo lugar SUB14F.

 

2- Em SUB14M e SUB16F, com 7 jogos e 7 vitórias; em SUB16M, com 7 jogos, 6 vitórias e 1 derrota e SUB14F, com 7 jogos, 5 vitórias e 2 derrotas. No conjunto das quatro Seleções alcançámos 89.3% de vitórias (25 em 28), sendo 10.7% de derrotas (3 em 28).

 

3- Estes são resultados excepcionais que nos deixam amplamente satisfeitos, enriquecidos e motivados.

 

4- Para além do aspecto desportivo, não menos importante do que ele, os nossos jovens praticantes foram exemplares no seu comportamento para com o jogo, os seus adversários, os juízes, na atitude perante as situações diversas da festa e na sua relação entre equipas da ABL, constituindo um grupo unidofortecoeso e responsável, como lhes tínhamos pedido.

 

5- Estão por isso de parabéns e deixam-nos muito orgulhosos pela confiança que neles depositámos, quando os escolhemos para representar a ABL.

 

6- Tal, só foi possível pelo excelente trabalho, que o Corpo Técnico e os Selecionadores Regionais desenvolveram, assente no compromisso entre a formação e evolução destes jovens, como jogadores e como pessoas e a exigência e rigor da sua participação, em representação da maior Associação do País.

 

7- Também eles nos merecem uma palavra de enorme apreço pela dinâmica colectiva que se conseguiu imprimir durante todo o trabalho realizado desde o início de outubro.

 

8- Dois anos pós-Covid, juntar estes factos e estes dados, ao facto histórico de termos atingido o maior número de sempre de praticantes (4.656 em 19 de abril), é algo que nos deixa extremamente felizes, mas também preocupados pela situação global do sector de formação do nosso Basquetebol, que a Festa nos evidenciaram.

 

9- Contraímos, do nosso ponto de vista enormes responsabilidades, nós e os nossos clubes filiados, que esperamos se tornem possíveis de respeitar e até melhorar. Porque Nós Gostamos do Basquetebol, tudo faremos para que assim se venha a verificar.

 

10- No seio da Direção da ABL e do Gabinete Técnico, faremos com certeza uma análise mais fina e aprofundada, desta extraordinária época de 2021/22 para a ABL e que ainda não terminou.

 

Rogério Mota

Presidente da ABL

Parceiros Institucionais
Apoios