Grande êxito dos clubes da ABL

A ABL felicita os seus clubes filiados pela sua presença nas fases finais dos Campeonatos Nacionais de SUB14.

20 JUN 2023

Concluíram-se neste fim de semana, 16,17 e 18 de Junho as competições nacionais da formação, com a realização das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais de SUB14 Femininos e Masculinos.

 

A final do feminino decorreu em Lisboa, nos Pavilhões Multiusos e João Rocha, em Alvalade e no Pavilhão do Oriente, em Moscavide numa coorganização da ABL e do seu filiado Sporting Clube de Portugal, teve como participantes o CAB Madeira (AB Madeira); Clube 5 Basket (AB Porto); Sporting Clube de Portugal (AB Lisboa); Sporting Figueirense (AB Coimbra); Esgueira (AB Aveiro) e GDESSA (AB Setúbal).

 

Competição muito densa, com três dias preenchidos, manhã e tarde com jogos, fazendo cada equipa 2 jogos por dia. A primeira jornada, que estrutura o calendário para a restante competição, deu de algum modo a ideia, de que Esgueira e Sporting estariam mais bem apetrechadas, para a discussão desta competição.

 

Assim, seria ao longo das restantes jornadas tendo chegado à quinta e última, com as duas equipas invictas e tornando o jogo entre ambas na final do campeonato. O cansaço que já se fazia sentir e a ansiedade natural da situação, por parte das jovens jogadoras tornou o jogo um pouco incaraterístico, equilibrado, ainda que com um pequeno ascendente do Sporting, que ao intervalo vencia por (15-12). No regresso, não se operou grande mudança, com o Sporting a segurar e até aumentar ligeiramente a diferença pontual, acabando por ganhar (35-28), sagrando-se Campeão Nacional de SUB14 Feminino.

 

Eis os resultados:

Jornada Jogo Resultado
1.ª jornada CAB Madeira – Club 5Basket 35 – 41
1.ª jornada Sporting CP – S. Clube Figueirense 53 – 28
1.ª jornada Esgueira – GDESSA 35 – 24
2.ª jornada S. Clube Figueirense – Club 5Basket 34 – 32
2.ª jornada Esgueira – CAB Madeira 57 – 25
2.ª jornada Sporting CP – GDESSA 53 – 36
3.ª jornada Esgueira – S. Clube Figueirense 29 – 27
3.ª jornada Club 5Basket – Sporting CP 41 – 52
3.ª jornada CAB Madeira – GDESSA 30 – 36
4ª jornada Esgueira – Club 5Basket 34 – 33
4ª jornada GDESSA – S. Clube Figueirense 22 – 28
4ª jornada Sporting CP – CAB Madeira 50 – 32
5ª jornada Club 5Basket – GDESSA 38 – 35
5ª jornada CAB Madeira – S. Clube Figueirense 31 – 41
5ª jornada Esgueira – Sporting CP 28 – 38

 

Cinco Ideal

Matilde Lopes (Sporting); Beatriz Garcia (Sporting); Lara Gomes (C. 5 Basket), Beatriz Gonçalves (Esgueira) e Inês Duarte (S. Figueirense)

 

Classificação Final

1º.- Sporting Clube de Portugal

2º.- Esgueira

3º.- S. Figueirense

4º.- C. 5 Basket

5º.- GDESSA

6º.- CAB

 

A Fase Final Masculina, decorreu no Complexo Desportivo de São Pedro do Sul, contou com a presença do Paço de Arcos; Sporting Clube de Portugal e Estoril Basket da (AB Lisboa); F.C. Gaia (AB Porto); Galitos (AB Aveiro) e CAB Madeira (AB Madeira). Desde logo de realçar a presença de três equipas da AB Lisboa.

 

Tal como na competição feminina, foram dois dias e meio muito densos, com 2 jogos por dia, fazendo, portanto, apelo a uma capacidade de esforço bastante razoável. Ao fim das duas primeiras jornadas Gaia, Sporting e Paço de Arcos ainda não tinham perdido, dando sinais de alguma superioridade em relação aos restantes adversários.

 

Na 3ª jornada, o Galitos ao ganhar ao Gaia (33-31) deixou o Paço de Arcos, que na mesma jornada venceria o Sporting (38-34) em situação favorável. Há 4ª jornada, Gaia e Sporting encontram-se num jogo bastante intenso e competitivo, que só ficou decidido no prolongamento, para o Gaia (52-47), o que deixou o Paço de Arcos em situação ainda mais favorável, sendo a equipa que ao fim do 2º dia não tinha conhecido ainda a derrota.

 

Assim, a 5ª jornada trouxe dois emotivos jogos, O Sporting-Estoril que decidia o 3º lugar, que o Sporting levou de vencida (45-41) e o Gaia – Paço de Arcos que decidiria o título de Campeão Nacional. O Paço de Arcos, muito determinado, dominou o jogo desde o início chegando ao intervalo a ganhar (22-9) que controlou até ao fim, num jogo bastante conseguido, onde pelos números merece destaque o Diogo Moreira (12 pontos;12 ressaltos; 3 assistências; 2 roubos de bola; 4 desarmes de lançamento). O Paço de Arcos venceu por (50-31) sagrando-se Campeão Nacional só com vitórias.

 

Eis os resultados:

Jornada Jogo Resultado
1.ª jornada CAB Madeira – Sporting CP 38 – 48
1.ª jornada Paço de Arcos – Galitos 51 – 32
1.ª jornada F.C. Gaia – Estoril Basket 43 – 28
2.ª jornada Galitos – Sporting CP 28 – 43
2.ª jornada F.C. Gaia – CAB Madeira 40 – 23
2.ª jornada Paço de Arcos – Estoril Basket 46 – 32
3.ª jornada F.C. Gaia – Galitos 31 – 33
3.ª jornada Sporting CP – Paço de Arcos 34 – 38
3.ª jornada CAB Madeira – Estoril Basket 39 – 71
4ª jornada F.C. Gaia – Sporting CP 52 – 47
4ª jornada Estoril Basket – Galitos 37 – 34
4ª jornada Paço de Arcos – CAB Madeira 56 – 44
5ª jornada Sporting CP – Estoril Basket 45 – 41
5ª jornada CAB Madeira – Galitos 29 – 47
5ª jornada F.C. Gaia – Paço de Arcos 31 – 50

 

Cinco Ideal

Gonçalo Pereira (Galitos); Salvador Carvalho (Estoril Basket); Sebastião Faro (Sporting CP); Gustavo Freitas (Paço de Arcos) e Francisco Costa (F.C. Gaia)

 

Classificação Final

1º- Paço de Arcos

2º.- F.C. Gaia

3º.- Sporting Clube de Portugal

4º.- Estoril Basket

5º.- Galitos

6.- CAB Madeira

 

A ABL, felicita os seus clubes filiados pela sua presença nas fases finais dos Campeonatos Nacionais de SUB14, Sporting CP no Feminino e Paço de Arcos, Sporting CP e Estoril Basket, no Masculino, fruto certamente do trabalho estruturado e empenhado, que realizaram ao longo da época.

 

A ABL, endereça os parabéns ao Sporting e ao Paço de Arcos bem como aos seus staffs técnicos e aos dirigentes, pelos títulos de Campeão Nacional que alcançaram brilhantemente sem derrotas.

 

A ABL, destaca a presença de três clubes seus filiados na final de SUB14 Masculino que acabaram por ficar nos quatro primeiros lugares, Paço de Arcos (1º lugar); Sporting (3º lugar) e Estoril (4ªlugar).

 

A ABL, agradece também aos familiares, que com o seu apoio aos jovens e aos seus clubes contribuíram igualmente para estes momentos de êxito.

 

A ABL, deseja desde já os maiores sucessos a todos os jovens integrantes destas equipas, na convicção de que esta foi mais uma etapa da sua formação, que como sabem exigirá sempre muito esforço, vontade e trabalho, para alcançarem os seu objetivos e aspirações.

 

Como Nós Gostamos muito do Basquetebol, confiamos plenamente no empenho e postura futura de todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parceiros Institucionais
Apoios