Fim de Semana Vermelho no Basquetebol

Duplo sucesso das equipas seniores do SL Benfica.

06 MAI 2024

Neste fim de semana tiveram lugar dois importantes pontos altos do Basquetebol sénior, a Final do Campeonato Nacional da Liga Betlic Feminina e a Taça Hugo dos Santos Masculina.

 

A Liga Betlic Feminina, teve no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada a negra entre o Sportiva e o Benfica, que tinham o Play-Off empatado uma vitória para cada uma das equipas, Sportiva 51 Benfica 53; Benfica 55 Sportiva 56. Neste 3ºjogo da final do Play-Off para a atribuição do título de campeão, o equilíbrio revelado nos dois jogos anteriores, pode-se dizer, não se veio a verificar.

 

O Benfica, que já saiu para o intervalo com vantagem (25-37) regressou do balneário com mais acerto defensivo e nos lançamentos que o seu opositor e no final do 3º quarto ainda ampliou a diferença ao fazer (6-15) nesse quarto, o que lhe permitiu tranquilidade para o 4ºquarto que seria o único que perderia (20-15). O resultado (51-67) expressa bem o maior acerto da equipa do Benfica que assim recupera o título Nacional que havia perdido na época anterior para o GDESSA, sendo assim o terceiro campeonato em quatro épocas.

Destaque nas campeãs para Raphaella Monteiro; MVP (9 pts; 10 res; 4 ast-com 21,5 de val.) e Isabela Queveda (18 pts; 6 ast; 1 res.)

 

 

Em Gondomar, no Pavilhão Multiusos, o Benfica que levou de vencida o Imortal (87-56) e o Sporting (73-66) defrontou na final da Taça Hugo dos Santos o FCPorto que superou a Ovarense (82-67) e a Oliveirense (62-71). As duas equipas do topo da tabela da Liga Betlic Masculina, num Pavilhão completamente cheio disputaram a final num jogo muito interessante, emocionante, nem sempre muitíssimo bem jogado.

 

Com alternâncias várias no marcador, mas com enorme equilíbrio no resultado chegou-se ao intervalo com a igualdade a 35 pontos. O jogo teve a sua fase mais intensa e frenética no regresso dos balneários com o Benfica a chegar ao final do 3º quarto a vencer por (53-55) e sendo neste período que se verificou o momento mais desagradável, extrajogo, com a partida a ser interrompida durante cerca de 10 minutos, devido a incidentes de alegado cariz racista, como se afirma, por parte de adeptos portistas junto ao banco do Benfica.

Estas atitudes desagradáveis protagonizadas por elementos de pobre cultura desportiva e pouco respeitadores do espírito desportivo, prejudicou a dinâmica do jogo.

 

Retomada a partida emergiu no jogo com uma excelente exibição Toney Douglas (38 anos; 25 pts; 6 res; 1 ast) que permitiu ao Benfica chegar ao final do 3º quarto a vencer (53-55), ainda que por escassa margem. No 4º quarto, o Benfica com um parcial de (0-5) quando vencia por (61-62) ganhou dinâmica para o triunfo final, que se cifrou em (66-72) sendo um justo vencedor da Taça Hugo dos Santos, que não conseguia desde 2018.

Destaque nos vencedores para Toney Douglas, 0 MVP; Ben Romdhane e Ivan Almeida.

 

A ABL, quer endereçar ao seu filiado Sport Lisboa e Benfica os nossos parabéns por este duplo sucesso das suas equipas seniores, o título de Campeão Nacional Feminino e a vitória na Taça Hugo dos Santos, estendendo esses votos a todo o staff-dirigentes; equipa técnica e principalmente os seus atletas.

 

A ABL deseja igualmente os maiores sucessos para os eventos próximos, assim como para o futuro.

Parceiros Institucionais
Apoios