Feito inédito e histórico

Benfica apurado para a Champions League

27 SET 2022

Campeões nacionais vencem os três jogos de qualificação e seguem para a fase de grupos.

 

De forma brilhante, a equipa sénior masculina do Sport Lisboa e Benfica garantiu a inédita presença de uma equipa portuguesa na fase de grupos da FIBA Champions League, prova criada em 2016. Para o conseguir, teve de vencer a fase de qualificação que organizou em Lisboa, no Pavilhão Fidelidade. No primeiro dia, derrotou o Golden Eagle Ylli, campeão do Kosovo, por 92-67. Nas meias-finais, superiorizou-se ao campeão de Chipre, o Keravnos, por 73-65. Finalmente, no jogo decisivo, ganhou aos alemães do Bamberg, que se apresentavam como favoritos a integrar a fase de grupos, por 87-73, numa partida em que se destacou o cabo-verdiano do Benfica Ivan Almeida, com 39 pontos marcados e 9/14 em lançamentos de três pontos.

 

Resultados da fase de qualificação

Jornada Jogos Resultados
1.ª Norrkoping Dolphins Budivelnyk 51 – 87
1.ª Golden Eagle Ylli – Benfica 67 – 92
Meias-finais Brose Bamberg – Budivelnyk 97 – 94
Meias-finais Keravnos –  Benfica 65 – 73
Final Brose Bamberg – Benfica 73 – 87

 

Na fase de grupos, disputada por 32 equipas, divididas em oito grupos de quatro, o Benfica integra o Grupo F, juntamente com Baxi Manresa (Espanha), VEF Riga (Letónia) e Limoges CSP (França).

 

Calendário jogos

Jornada Dia Jogos
1.ª 4 Outubro VEF Riga – Benfica
1.ª 4 Outubro Limoges – Manresa
2.ª 11 Outubro Limoges – Benfica
2.ª 11 Outubro Manresa – VEF Riga
3.ª 25 Outubro Benfica – Manresa
3.ª 25 Outubro VEF Riga – Limoges
4.ª 22/23 Novembro Manresa – Benfica
4.ª 22/23 Novembro Limoges – VEF Riga
5.ª 6 Dezembro Benfica – VEF Riga
5.ª 6 Dezembro Manresa – Limoges
6.ª 20 Dezembro Benfica – Limoges
6.ª 20 Dezembro VEF Riga – Manresa

 

O primeiro classificado de cada grupo fica automaticamente apurado para a segunda fase de grupos, que reunirá 16 equipas (serão quatro grupos de quatro equipas). Os segundos e terceiros classificado disputam, em janeiro, uma fase intermédia, à melhor de três jogos, com vantagem de campo para quem terminar em segundo lugar. Assim, o segundo classificado do grupo do Benfica joga com o terceiro classificado de outro grupo, tendo a vantagem de jogar no seu pavilhão um eventual (terceiro) jogo de desempate. Já o terceiro classificado defronta o segundo classificado de um grupo diferente, mas este terá a vantagem referida. Os vencedores destes confrontos seguem para a segunda fase de grupos. Portanto, só se ficar em quarto lugar no seu grupo é que a participação do Benfica na Champions League termina na fase de grupos inicial.

 

A segunda fase de grupos apura os dois primeiros de cada grupo, que se defrontarão nos quartos de final.

 

Nestes, cada primeiro classificado joga com um segundo classificado de outro grupo, num play off à melhor de três jogos, tendo a seu favor a vantagem de jogar em casa o primeiro e um eventual terceiro jogo. Os quatro vencedores ficam apurados para a final four, a disputar no início de maio.

 

É uma honra para a ABL, o Sport Lisboa e Benfica ter podido organizar esta qualificação no seu Pavilhão, bem como o seu apuramento para a fase de grupos.

 

A Associação da Basquetebol de Lisboa felicita o seu filiado, Sport Lisboa e Benfica por mais uma notável façanha da sua equipa sénior masculina e deseja-lhe as maiores felicidades para a fase de grupos, esperando que consiga ir ainda mais longe na Basketball Champions League.

 

Foto: SL Benfica

Parceiros Institucionais
Apoios