
Fases Finais Sub 19 e Sub 18 2019 – Resultados
23 JAN 2019
Sub 19 e Sub 18
Quinta dos Lombos é tetra, CB Queluz é bicampeão
A história repetiu-se e os campeões de Lisboa de Sub 19 femininos e Sub 18 masculinos são os mesmos da temporada passada: Quinta dos Lombos e CB Queluz respetivamente, com a particularidade de as raparigas da linha de Cascais terem conquistado o título pela quarta época consecutiva. Já os rapazes da linha de Sintra sagraram-se bicampeões distritais na fase final que decorreu, tal como a feminina, no Pavilhão João Carlos Cifuentes, no Monte Abraão.
Sub 19: Quinta dos Lombos suplantou CB Queluz na final
Os encontros da Final Four feminina que envolveram as três primeiras classificadas Quinta dos Lombos, CB Queluz e Benfica caracterizaram-se por um grande equilíbrio. Destoaram um pouco os jogos com a participação da equipa da SIMECQ, que se apresentou desfalcada e não conseguiu escapar ao quarto lugar.
Nas duas primeiras jornadas, Quinta dos Lombos e CB Queluz venceram sem problemas a SIMECQ, mas apenas suplantaram o Benfica ao soar do último apito, garantindo que tudo se decidiria no confronto final que as opunha. Assim, no terceiro dia, depois de o Benfica assegurar o terceiro lugar ao derrotar a formação da Cruz-Quebrada, a final foi emocionante. O CB Queluz conseguiu estar na dianteira durante grande parte do jogo, chegando a ter vantagens superiores a 10 pontos, mas, na hora decisiva, prevaleceu a maior experiência da equipa dos Lombos. Conseguiu virar o marcador no último quarto e resistiu ao aperto final das meninas de Queluz. Acabou por ser uma vitória merecida, mas muito suada.
Resultados:
1.ª jornada
Quinta dos Lombos, 82 SIMECQ, 30
CB Queluz, 68 Benfica, 67
2.ª jornada
Quinta dos Lombos, 56 Benfica, 54
CB Queluz, 91 SIMECQ, 49
3.ª jornada
Benfica, 76 SIMECQ, 61
Quinta dos Lombos, 75 CB Queluz, 66
Cinco ideal: Marta Martins (Benfica), Adriana Martins (CB Queluz), Sara Guerreiro (Quinta dos Lombos), Filipa Cruz (CB Queluz) e Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos).
MVP: Marta Martins (Benfica)
Também entre os dias 18 e 20, disputou-se em Torres Vedras a Fase de Apuramento para as Provas Nacionais. Carnide, vencedor da poule e GDEMAM conseguiram o apuramento para o Campeonato Nacional. Algés e Física disputarão a Taça Nacional, juntamente com o Sporting e o Olivais e Moscavide, que foram repescados devido à desistência de uma equipa de outra associação. Lisboa estará, pois, representada por 10 equipas nas competições organizadas pela federação para o escalão de Sub 19.
Eis os resultados:
1.ª jornada
GDEMAM, 68 Algés, 53
Carnide, 73 Física, 42
2.ª jornada
GDEMAM, 72 , Física 49
Carnide, 77 Algés, 42
3.ª jornada
Algés, 67 Física, 46
Carnide, 75 GDEMAM, 50
Classificação
1.º Quinta dos Lombos
2.º CB Queluz
3.º Benfica
4.º SIMECQ
5.º Carnide
6.º GDEMAM
7.º Algés
8.º Física Torres Vedras
Representação de Lisboa nas competições nacionais:
Campeonato Nacional Quinta dos Lombos, CB Queluz, Benfica, SIMECQ, Carnide e GDEMAM
Taça Nacional Algés, Física Torres Vedras, Sporting e Olivais e Moscavide
Sub 18: CBQ campeão com 18 vitórias
A final da competição masculina não foi fácil, mas a verdade é que o CB Queluz confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão distrital só com vitórias em todos os 18 jogos que disputou nas diferentes fases do campeonato. Este feito é tão mais notável por ter sido alcançado pelo segundo ano consecutivo. São, portanto, 36 triunfos sem mácula em duas épocas no campeonato distrital. Extraordinário!
O equilíbrio desta Final Four não foi tão grande como na competição feminina, mas a primeira jornada da competição proporcionou um renhido Estoril Basket-Benfica. Venceram os jovens do concelho de Cascais, o que lhes permitiu discutir o título de campeões na última jornada, diante do CB Queluz. Quanto ao Benfica, pelo contrário, acabou por sofrer a primeira de três derrotas, o que determinou que ficasse no quarto lugar, atrás do Odisseia Basket.
O CB Queluz superou de forma clara os confrontos diante de Odisseia Basket e Benfica. E, ao intervalo do jogo da terceira jornada, parecia que conseguiria o mesmo diante do Estoril. No entanto, uma forte reacção dos estorilistas na segunda parte, obrigou os (agora) bicampeões de Lisboa a utilizar todos os seus argumentos para saírem vitoriosos.
Resultados:
1.ª jornada
CB Queluz, 84 Odisseia Basket, 64
Estoril Basket, 81 Benfica, 76
2.ª jornada
CB Queluz, 79 Benfica, 56
Estoril Basket, 82 Odisseia Basket, 59
3.ª jornada
Odisseia Basket, 73 Benfica, 69
CB Queluz, 72 Estoril Basket, 64
Cinco ideal: Frederico Martins (Estoril Basket), Pedro Caçador (CB Queluz), André Cruz (Estoril Basket), Amaro Correia (Benfica) e João Embaló (CB Queluz)
MVP: André Cruz (Estoril Basket)
Emoção foi um ingrediente que não faltou no Pavilhão Gomes Pereira, em Algés, onde se disputou a série do 5.º ao 8.º lugar. Três equipas (Algés, Sporting e NB Queluz) terminaram empatadas, com duas vitórias e uma derrota, acabando por ser a equipa da casa a conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional, face à diferença de pontos nos jogos disputados entre si. Os outros três conjuntos que disputaram esta fase jogarão a taça nacional.
Resultados:
1.ª jornada
NB Queluz, 67 Sporting, 64 (após prolongamento)
Algés, 65 Lobos Malveira, 52
2.ª jornada
NB Queluz, 71 Lobos Malveira, 58
Sporting, 74 Algés, 70
3.ª jornada
Sporting, 78 Lobos Malveira, 58
Algés, 88 NB Queluz, 71
Classificação
1.º CB Queluz
2.º Estoril Basket
3.º Odisseia Basket
4.º Benfica
5.º Algés
6.º Sporting
7.º NB Queluz
8.º Lobos Malveira
Representação de Lisboa nas competições nacionais:
Campeonato Nacional CB Queluz, Estoril Basket, Odisseia Basket, Benfica e Algés
Taça Nacional Sporting, NB Queluz e Lobos Malveira
A Associação de Basquetebol de Lisboa (ABL) aproveita para enviar uma mensagem de saudação a todos os clubes participantes, com destaque para os novos (velhos) campeões distritais (Quinta dos Lombos e CB Queluz) e congratula-se com o desportivismo que, em regra, imperou durante os quatro dias de competição. A ABL agradece a todos os espectadores presentes e, sobretudo, às entidades que tiveram a seu cargo a organização dos eventos, pelo esforço demonstrado e pelo brilhantismo que caracterizou estas fases finais, vividas em ambiente de festa. Por último, gostaria de desejar as maiores felicidades às equipas que representarão o basquetebol do distrito nas competições nacionais.