Fases Finais Sub 19 e Sub 18 2019 – Resultados

23 JAN 2019

Sub 19 e Sub 18

Quinta dos Lombos é tetra, CB Queluz é bicampeão

A história repetiu-se e os campeões de Lisboa de Sub 19 femininos e Sub 18 masculinos são os mesmos da temporada passada: Quinta dos Lombos e CB Queluz respetivamente, com a particularidade de as raparigas da linha de Cascais terem conquistado o título pela quarta época consecutiva. Já os rapazes da linha de Sintra sagraram-se bicampeões distritais na fase final que decorreu, tal como a feminina, no Pavilhão João Carlos Cifuentes, no Monte Abraão.

 

Sub 19: Quinta dos Lombos suplantou CB Queluz na final

Os encontros da Final Four feminina que envolveram as três primeiras classificadas – Quinta dos Lombos, CB Queluz e Benfica – caracterizaram-se por um grande equilíbrio. Destoaram um pouco os jogos com a participação da equipa da SIMECQ, que se apresentou desfalcada e não conseguiu escapar ao quarto lugar.

Nas duas primeiras jornadas, Quinta dos Lombos e CB Queluz venceram sem problemas a SIMECQ, mas apenas suplantaram o Benfica ao soar do último apito, garantindo que tudo se decidiria no confronto final que as opunha. Assim, no terceiro dia, depois de o Benfica assegurar o terceiro lugar ao derrotar a formação da Cruz-Quebrada, a final foi emocionante. O CB Queluz conseguiu estar na dianteira durante grande parte do jogo, chegando a ter vantagens superiores a 10 pontos, mas, na hora decisiva, prevaleceu a maior experiência da equipa dos Lombos. Conseguiu virar o marcador no último quarto e resistiu ao “aperto” final das meninas de Queluz. Acabou por ser uma vitória merecida, mas muito suada.

Resultados:

1.ª jornada

Quinta dos Lombos, 82 – SIMECQ, 30

CB Queluz, 68 – Benfica, 67

2.ª jornada

Quinta dos Lombos, 56 – Benfica, 54

CB Queluz, 91 – SIMECQ, 49

3.ª jornada

Benfica, 76 – SIMECQ, 61

Quinta dos Lombos, 75 – CB Queluz, 66

Cinco ideal: Marta Martins (Benfica), Adriana Martins (CB Queluz), Sara Guerreiro (Quinta dos Lombos), Filipa Cruz (CB Queluz) e Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos).

MVP: Marta Martins (Benfica)

 

Também entre os dias 18 e 20, disputou-se em Torres Vedras a Fase de Apuramento para as Provas Nacionais. Carnide, vencedor da “poule” e GDEMAM conseguiram o apuramento para o Campeonato Nacional. Algés e Física disputarão a Taça Nacional, juntamente com o Sporting e o Olivais e Moscavide, que foram repescados devido à desistência de uma equipa de outra associação. Lisboa estará, pois, representada por 10 equipas nas competições organizadas pela federação para o escalão de Sub 19.

Eis os resultados:

1.ª jornada

GDEMAM, 68 – Algés, 53

Carnide, 73 – Física, 42

2.ª jornada

GDEMAM, 72 –, Física 49

Carnide, 77 – Algés, 42

3.ª jornada

Algés, 67 – Física, 46

Carnide, 75 – GDEMAM, 50

 

Classificação

1.º Quinta dos Lombos

2.º CB Queluz

3.º Benfica

4.º SIMECQ

5.º Carnide

6.º GDEMAM

7.º Algés

8.º Física Torres Vedras

Representação de Lisboa nas competições nacionais:

Campeonato Nacional – Quinta dos Lombos, CB Queluz, Benfica, SIMECQ, Carnide e GDEMAM

Taça Nacional – Algés, Física Torres Vedras, Sporting e Olivais e Moscavide

 

Sub 18: CBQ campeão com 18 vitórias

A final da competição masculina não foi fácil, mas a verdade é que o CB Queluz confirmou o favoritismo e sagrou-se campeão distrital só com vitórias em todos os 18 jogos que disputou nas diferentes fases do campeonato. Este feito é tão mais notável por ter sido alcançado pelo segundo ano consecutivo. São, portanto, 36 triunfos sem mácula em duas épocas no campeonato distrital. Extraordinário!

O equilíbrio desta Final Four não foi tão grande como na competição feminina, mas a primeira jornada da competição proporcionou um renhido Estoril Basket-Benfica. Venceram os jovens do concelho de Cascais, o que lhes permitiu discutir o título de campeões na última jornada, diante do CB Queluz. Quanto ao Benfica, pelo contrário, acabou por sofrer a primeira de três derrotas, o que determinou que ficasse no quarto lugar, atrás do Odisseia Basket.

O CB Queluz superou de forma clara os confrontos diante de Odisseia Basket e Benfica. E, ao intervalo do jogo da terceira jornada, parecia que conseguiria o mesmo diante do Estoril. No entanto, uma forte reacção dos estorilistas na segunda parte, obrigou os (agora) bicampeões de Lisboa a utilizar todos os seus argumentos para saírem vitoriosos.

Resultados:

1.ª jornada

CB Queluz, 84 – Odisseia Basket, 64

Estoril Basket, 81 – Benfica, 76

2.ª jornada

CB Queluz, 79 – Benfica, 56

Estoril Basket, 82 – Odisseia Basket, 59

3.ª jornada

Odisseia Basket, 73 – Benfica, 69

CB Queluz, 72 – Estoril Basket, 64

Cinco ideal: Frederico Martins (Estoril Basket), Pedro Caçador (CB Queluz), André Cruz (Estoril Basket), Amaro Correia (Benfica) e João Embaló (CB Queluz)

MVP: André Cruz (Estoril Basket)

Emoção foi um ingrediente que não faltou no Pavilhão Gomes Pereira, em Algés, onde se disputou a série do 5.º ao 8.º lugar. Três equipas (Algés, Sporting e NB Queluz) terminaram empatadas, com duas vitórias e uma derrota, acabando por ser a equipa da casa a conseguir o apuramento para o Campeonato Nacional, face à diferença de pontos nos jogos disputados entre si. Os outros três conjuntos que disputaram esta fase jogarão a taça nacional.

Resultados:

1.ª jornada

NB Queluz, 67 – Sporting, 64 (após prolongamento)

Algés, 65 – Lobos Malveira, 52

2.ª jornada

NB Queluz, 71 – Lobos Malveira, 58

Sporting, 74 – Algés, 70

3.ª jornada

Sporting, 78 – Lobos Malveira, 58

Algés, 88 – NB Queluz, 71

 

Classificação

1.º CB Queluz

2.º Estoril Basket

3.º Odisseia Basket

4.º Benfica

5.º Algés

6.º Sporting

7.º NB Queluz

8.º Lobos Malveira

Representação de Lisboa nas competições nacionais:

Campeonato Nacional – CB Queluz, Estoril Basket, Odisseia Basket, Benfica e Algés

Taça Nacional – Sporting, NB Queluz e Lobos Malveira

 

A Associação de Basquetebol de Lisboa (ABL) aproveita para enviar uma mensagem de saudação a todos os clubes participantes, com destaque para os novos (velhos) campeões distritais (Quinta dos Lombos e CB Queluz) e congratula-se com o desportivismo que, em regra, imperou durante os quatro dias de competição. A ABL agradece a todos os espectadores presentes e, sobretudo, às entidades que tiveram a seu cargo a organização dos eventos, pelo esforço demonstrado e pelo brilhantismo que caracterizou estas fases finais, vividas em ambiente de festa. Por último, gostaria de desejar as maiores felicidades às equipas que representarão o basquetebol do distrito nas competições nacionais.

Parceiros Institucionais
Apoios