
Fases Finais Distritais sub16
08 FEV 2017
Sub 16
CB Queluz: em casa, mandamos nós
Terminaram as fases finais dos campeonatos distritais de Lisboa, com as competições de sub 16. O CB Queluz organizou a final four masculina e feminina e não deu hipóteses à concorrência, sagrando-se campeão em ambos os géneros.
Assim, em 2016/2017, temos os seguintes campeões distritais de Lisboa:
Masculinos
Sub 14 Benfica
Sub 16 CB Queluz
Sub 18 Benfica
Femininos
Sub 14 Benfica
Sub 16 CB Queluz
Sub 19 Quinta dos Lombos
Masculinos: CB Queluz e Benfica discutiram até ao fim
O CB Queluz apresentava-se na fase final que organizou no pavilhão de Casal de Cambra com a invejável condição de invicto. Nos dois primeiros jogos da final four, confirmou o seu poderio, mas também o Benfica derrotou os outros adversários, Algés e Odisseia Basket. Portanto, o confronto que os opôs no último dia funcionou como uma autêntica final. E não faltou emoção. O CB Queluz esteve na frente do marcador durante quase todo o jogo, mas perto do final o Benfica ganhou uma pequena vantagem de dois pontos: 57-55. Só que não pontuou mais. Um parcial de 8-0 garantiu o título à equipa da casa.
Esta fase final teve como patrono o Prof. Vicente Costa, proeminente figura do basquetebol nacional durante décadas: jogador do Técnico, chegando a internacional, treinador de equipas portuguesas e angolanas e, durante mais de 10 anos, diretor técnico regional na AB Lisboa.
Resultados:
1.ª jornada: CB Queluz, 80 Algés, 50; Benfica, 55 Odisseia Basket, 29
2.ª jornada: CB Queluz 90 Odisseia Basket, 42; Benfica, 64 Algés, 28
3.ª jornada: CB Queluz 63 Benfica, 57; Algés, 54 Odisseia Basket, 48
Cinco ideal: Fábio Dias (Benfica), Hugo Maricato (Odisseia Basket), Pedro Caçador (CB Queluz), Amaro Correia (Benfica) e Miguel Alves (CB Queluz).
MVP: Hugo Maricato (Odisseia Basket)
Na Malveira, com organização do Clube Hiper-Activo, decorreu a poule de apuramento para as competições nacionais. A questão do vencedor foi decidida por apenas um ponto, com o triunfo do Estoril sobre o NB Queluz, por 79-78, mas os três primeiros estarão presentes na taça nacional.
Resultados:
1.ª jornada: Estoril Basket, 52 Carnide, 37; NB Queluz, 73 , Hiper-Activo Malveira 66
2.ª jornada: Estoril Basket, 74 Hiper-Activo Malveira, 62; NB Queluz, 66 Carnide, 21
3.ª jornada: Estoril Basket, 79 NB Queluz, 78; Hiper-Activo Malveira, 88 Carnide, 40
Com os resultados da dupla fase final, estão apurados para o campeonato nacional CB Queluz, Benfica e Algés. Odisseia Basket, Estoril Basket, NB Queluz e Hiper-Activo da Malveira jogam a taça nacional.
Femininos: Quinta dos Lombos ofereceu resistência
A equipa feminina do CB Queluz quis seguir o exemplo dos seus colegas rapazes e também conquistou o título de campeã distrital, ao derrotar no jogo decisivo a Quinta dos Lombos, por 59-47.
Esta final four, que, tal como a masculina, foi disputada em Casal de Cambra, homenageou uma das mais importantes figuras do basquetebol feminino português, a Professora Isabel Ribeiro dos Santos, jogadora durante mais de 20 anos, tendo representado a seleção nacional, e treinadora há cerca de 30, com uma passagem de perto de uma década pela seleção nacional de cadetes femininos. Atualmente, é treinadora no Esgueira.
Eis os resultados completos:
1.ª jornada: CB Queluz, 101 Benfica, 33; Quinta dos Lombos, 69 , Estoril Basket, 36
2.ª jornada: CB Queluz, 91 Estoril Basket, 41; Quinta dos Lombos, 61 Benfica, 37
3.ª jornada: CB Queluz, 59 Quinta dos Lombos, 47; Benfica, 58 Estoril Basket, 37
Cinco ideal: Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Matilde Cordeiro (Quinta dos Lombos), Dilma Semedo (CB Queluz), Maria Lopes (Benfica) e Mariana Mendes (CB Queluz).
MVP: Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos).
A fase de apuramento para as provas nacionais conheceu alguns percalços. Por problemas com o piso, não foi possível realizá-la, como previsto, na Escola Maria Alberta Menéres e acabou por ser adiada um dia, tendo decorrido entre 4 e 6 de fevereiro. O Pavilhão Gomes Pereira, em Algés, acolheu as duas primeiras jornadas. Os jogos da derradeira ronda realizaram-se em Torres Vedras e Casal de Cambra. Embora impossibilitado de utilizar o seu recinto, o GDEMAM, com três triunfos, acabou por ser o vencedor.
Resultados:
1.ª jornada: GDEMAM, 61 Algés, 41; Carnide, 61 , Física Torres Vedras, 37
2.ª jornada: GDEMAM, 74 Física Torres Vedras, 46; Carnide, 81 Algés, 33
3.ª jornada: GDEMAM, 62 Carnide, 42; Física Torres Vedras, 66 Algés, 51
CB Queluz, Quinta dos Lombos, Benfica, Estoril Basket e GDEMAM conseguiram a qualificação para o campeonato nacional. Carnide, Física de Torres Vedras, Algés e Paço de Arcos disputarão a taça nacional.
Sub 14 garantem presença no campeonato nacional
Todas as quatro equipas envolvidas em jogos de apuramento com formações de outras associações lograram a qualificação para o campeonato nacional da categoria. Assim, Maristas de Carcavelos e Estoril Basket juntam-se a Benfica, NB Queluz e Sporting, como representantes lisboetas no nacional masculino. Quanto às meninas, Lisboa contará com GDEMAM e Quinta dos Lombos, além dos já qualificados Benfica, Carnide e CB Queluz.
Resultados do fim de semana:
Masculinos
Stella Maris, 53 Maristas Carcavelos, 82; Maristas Carcavelos, 53, Stella Maris, 41
Estoril Basket, 85 Unidos Tortosendo, 71; Unidos Tortosendo, 51, Estoril Basket, 61
Femininos
CN Abrantes, 50 GDEMAM, 86; GDEMAM, 72, CN Abrantes, 53
Torres Novas, 39 Quinta dos Lombos, 50
Quinta dos Lombos, 71 Torres Novas, 46.