Fases Finais Distritais 2019 (Sub 14) – Resultados

05 FEV 2019

Quinta dos Lombos e Benfica dividem títulos

Nas últimas fases finais dos campeonatos distritais de Lisboa, de Sub 14, sagraram-se campeões a Quinta dos Lombos, em femininos, e o Benfica, em masculinos. Em jeito de rescaldo, tivemos três clubes a conseguir títulos de campeões de Lisboa: três para o Benfica (Sub 16 e Sub 14 masculinos e Sub 16 femininos), dois para a Quinta dos Lombos (Sub 19 e Sub 14 femininos) e um para o CB Queluz (Sub 18 masculinos). A Associação de Basquetebol de Lisboa felicita todos os campeões distritais e deixa uma palavra de apreço a todas as equipas que, com a sua oposição, valorizaram as conquistas de quem conseguiu suplantá-las.

 

Femininos: Quinta dos Lombos tudo “varreu”

O “vendaval” dos Lombos não deu hipóteses às adversárias. A equipa dos Lombos, invicta esta temporada, apresentava-se como a grande favorita, pois ainda contava com a vantagem de jogar em “casa”. E, de facto, como atestam os resultados, não deu hipóteses: 95-51, diante do Benfica; 76-43, face ao CB Queluz; 70-28, no jogo que decidiu a atribuição do título, com o Carnide.

Além do novo campeão, também o Carnide e o CB Queluz garantiram a presença no campeonato nacional. O Benfica terá de superar uma eliminatória de qualificação para conseguir idêntico feito.

Resultados:

1.ª jornada

Quinta dos Lombos, 95 – Benfica, 51

Carnide, 56 – CB Queluz, 42

2.ª jornada

Quinta dos Lombos, 76 – CB Queluz, 43

Carnide, 52 – Benfica, 39

3.ª jornada

CB Queluz, 69 – Benfica, 58

Quinta dos Lombos, 70 – Carnide, 28

Cinco ideal: Inês Machado (Quinta dos Lombos), Matilde Santos (Carnide), Margarida Costa (Quinta dos Lombos) Sara Lobato (CB Queluz) e Leonor Ramalho (Carnide)

 

Na fase do 5.º ao 8.º lugar, verificou-se grande equilíbrio, tendo saído vencedora a equipa da SIMECQ, ao vencer um disputado jogo final, diante do Algés (53-49). Com essa vitória, as jovens da Cruz-Quebrada ganharam o direito a disputar o apuramento para o campeonato nacional.

Resultados:

1.ª jornada

Algés, 49 – Sporting, 47

SIMECQ, 61 – Lobos Malveira, 52

2.ª jornada

Algés, 61 – Lobos Malveira, 50

SIMECQ, 54 – Sporting, 42

3.ª jornada

Lobos Malveira, 53 – Sporting, 30

SIMECQ, 53 – Algés, 49

 

Classificação

1.º Quinta dos Lombos

2.º Carnide

3.º CB Queluz

4.º Benfica

5.º SIMECQ

6.º Algés

7.º Lobos Malveira

8.º Sporting

Representantes de Lisboa já garantidos no Campeonato Nacional: Quinta dos Lombos, Carnide e CB Queluz

Disputam a qualificação: Benfica e SIMECQ

 

Masculinos: Forte réplica do NB Queluz

O título de campeão masculino só foi decidido após uma difícil vitória do Benfica sobre o NB Queluz no jogo que fechou o campeonato. As duas equipas superiorizam-se aos outros dois adversários (Estoril Basket e Sporting) e decidiram entre si quem seria o campeão. O triunfo sorriu aos benfiquistas (66-60). Ao derrotar o Sporting na última jornada, por 58-36, o Estoril Basket já assegurou a participação no campeonato nacional. Os “leõezinhos” terão de jogar nova fase de qualificação.

Resultados dos jogos:

1.ª jornada

Benfica, 67 – Estoril Basket, 40

NB Queluz, 65 – Sporting, 46

2.ª jornada

Benfica, 70 – Sporting, 51

NB Queluz, 74 – Estoril Basket, 52

3.ª jornada

Estoril Basket, 58 – Sporting, 36

Benfica, 66 – NB Queluz, 60

Cinco ideal: Filipe Santos (Benfica), Ruben Prey (NB Queluz), Tiago Filipe (Benfica), Daniel Coliban (NB Queluz) e Daniel Figueira (Estoril Basket)

Na fase final que apurou do 5.º ao 8.º lugar, triunfou o Carnide Clube, que conseguiu vencer os três jogos que disputou, embora sempre por margens apertadas. Com isso, garantiu lugar na eliminatória que decidirá mais uma presença no campeonato nacional.

Resultados:

1.ª jornada

Carnide, 57 – CB Queluz, 46

Algés, 56 – Odivelas Basket, 50

2.ª jornada

Carnide, 56 – Odivelas Basket, 53

CB Queluz, 68 – Algés, 65

3.ª jornada

CB Queluz, 68 – Odivelas Basket, 42

Carnide, 65 – Algés, 63

 

Classificação

1.º Benfica

2.º NB Queluz

3.º Estoril Basket

4.º Sporting

5.º Carnide

6.º CB Queluz

7.º Algés

8.º Odivelas Basket

Representantes de Lisboa com participação garantida no Campeonato Nacional: Benfica, NB Queluz e Estoril Basket

Disputam a eliminatória de apuramento: Sporting e Carnide

 

Patronos foram homenageados

Como vem sendo tradição nas últimas temporadas, para cada uma das fases finais das provas distritais de Lisboa foi designado um patrono. Trata-se de uma forma de a Associação de Basquetebol de Lisboa homenagear personalidades que muito deram ou dão à nossa modalidade. Na presente temporada, as figuras escolhidas foram:

Sub 19 femininos: Helena Aires

Sub 18 masculinos: Mário Palma

Sub 16 femininos: Edite Esteves

Sub 16 masculinos: Miguel Pereira

Sub 14 femininos: José Leite

Sub 14 masculinos: Mário Tenório

Ponto final nos pontos altos distritais. Tempo de agradecimentos por parte da Associação de Basquetebol de Lisboa. Antes de mais, aos clubes responsáveis pela organização das diferentes fases finais (CB Queluz, Algés, Física de Torres Vedras, Benfica, Carnide, NB Queluz, Linces de Mafra, Quinta dos Lombos, Estoril Basket e Odivelas Basket). Mas também às pessoas e entidades que colaboraram nestes eventos, bem como ao numeroso público que as presenciou. Por último, uma palavra especial para todos os jovens que praticaram basquetebol nestes três finais de semana. Foi por eles e pelo basquetebol que toda a gente se envolveu nas diferentes organizações, procurando que tudo corresse bem. Continuem a praticar esta modalidade de que tanto gostamos. Agora, é tempo de provas nacionais para uns e de continuação de competições regionais para outros. A todos a ABL deseja um futuro risonho.

Parceiros Institucionais
Apoios