
Conclusão dos Apuramentos de Pré-Época
Concluídos os apuramentos de Pré-Época, o balanço é positivo para os clubes filiados da ABL.
09 OUT 2020
Estão concluídos os apuramentos de Pré-Época dos escalões de Seniores que a FPB organizou em consequência da pandemia, fruto do COVID 19, que alterou seriamente a estrutura competitiva da época 2019/20.
No fim-de-semana de 26 e 27 de setembro, já os clubes filiados da ABL tinham alcançado resultados muito positivos. Agora, que os Apuramentos se concluíram o balanço a fazer é favorável e de elogiar, perante as dificuldades de organização que esta situação vem determinando.
No feminino
O Clube Basquet de Queluz (CBQ) já tinha garantido a subida à Liga Feminina e o Grupo Desportivo Escola Maria Alberta Menéres (GDEMAM) e o Estoril Basket com presença digna e empenhada, bateram-se bem pelo acesso à 1.ª Divisão Feminina, mas não conseguiram atingir esse objetivo.
No Masculino
O Clube Atlético de Queluz (CAQ) e Clube Basquet de Queluz (CBQ), levando de vencida os seus jogos deste fim-de-semana, respetivamente com o Chamusca (82-60) e com o BAC (64-57), asseguraram o acesso à Proliga. No feriado de 5 de outubro as duas equipas da linha de Sintra, já apuradas viriam a defrontar-se no jogo final da zona sul, tendo o CAQ levado a melhor por 84-52. Parabéns aos clubes nossos filiados e ao Concelho de Sintra, pois passa a ter dois clubes do seu Concelho na 2.ª competição masculina – a Proliga.
O Paço de Arcos já tinha garantido o acesso à 1.ª Divisão, restando os Salesianos do Estoril que se bateram muito bem com o Barreirense B, no Pavilhão Henrique Miranda em Queluz. A 36min do fim, o resultado era de 57-57, e infelizmente o nosso filiado não conseguiria alcançar o objetivo, vindo a ceder por 61-57. Foi pena ter ficado “à porta” mas haverá por certo uma competição regular a fazer em 2020/21 e esperamos dos Salesianos do Estoril todo o empenho, para conseguirem o sucesso desejado.
A todos os clubes filiados que estiveram envolvidos nestas competições, os que subiram a patamares competitivos mais elevados e os que não conseguiram esse desiderato, a Direção da ABL quer manifestar o seu reconhecimento por terem dignificado o Basquetebol e em particular a sua Associação.
O sucesso exige sempre trabalho, mas certamente que os que não conseguiram nesta oportunidade irão manter o esforço, a dedicação e o empenho no futuro próximo, pois todos Nós Gostamos do Basquetebol.
A Direção da ABL