Clubes da ABL com fim de semana muito positivo

14 JUN 2023

Decorreram no fim de semana de 2, 3 e 4 de Junho as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais e das Taças Nacionais de SUB16 Femininos e Masculinos.

 

A ABL esteve representada, nos Campeonatos Nacionais de SUB16 Femininos pelo seu filiado a SIMECQ, e nos SUB16 Masculinos pelos seus filiados SL Benfica e Sporting CP. Na Taça Nacional de SUB16 Feminina, pelo seu filiado Quinta dos Lombos.

 

A Fase Final do Campeonato Nacional de SUB16 Femininos decorreu em Coimbra, no Pavilhão do Olivais, tendo presente o CPN (AB Porto), o Galitos (AB Aveiro),  o Imortal (AB Algarve) e a SIMECQ (AB Lisboa). Nas duas primeiras jornadas, CPN e SIMECQ superaram os seus adversários, Galitos e Imortal, colocando assim a expectativa no jogo SIMECQ – CPN, da 3ª jornada para a definição do Campeão Nacional. A SIMECQ viria a levar de vencida o CPN (73-59) graças muito ao parcial do 1ºquarto (26-5) para a SIMECQ. Apesar da reação do CPN, a equipa da SIMECQ soube manter-se no comando do jogo e sagrar-se assim Campeã Nacional.

O jogo do 3º e 4º lugar foi emocionante, com o Imortal a sair para o Intervalo com uma vantagem ampla (47-27). Mas o Galitos reagiria na 2º Parte recuperando até alcançar a vitória final (68-71), fruto de um 4º quarto bastante forte.

 

Eis os resultados:

Jornada Jogo Resultados
1ª Jornada CPN – Galitos 82 –  57
1ª Jornada SIMECQ – Imortal 62 – 40
2ª Jornada CPN – Imortal 70 – 55
2ª Jornada Galitos – SIMECQ 59 – 65
3ª Jornada Imortal – Galitos 68 – 71
3ª Jornada SIMECQ – CPN 73 – 59

 

Classificação Final

1º- SIMECQ

2º- CPN

3º- Galitos

4º- Imortal

 

Cinco Ideal

Carolina Silva (CPN), Francisca Teixeira (CPN), Ana Alves (CPN), Maria Amaro (Imortal) e Mariana Barros (SIMECQ).

 

MVP

Carolina Silva (CPN)

 

Ainda no Feminino, mas em Ílhavo, Pavilhão Municipal Adriano Nordeste, disputou-se a Taça Nacional de SUB16, que contou com a presença do Guifões (AB Porto), do CAB Madeira (AB Madeira), da Quinta dos Lombos (AB Lisboa) e do AJCOD (AB Açores).

A Quinta dos Lombos denotando capacidade e qualidade viria a conquistar o respetivo troféu. Nas Meias-Finais, sem história bateu a equipa açoriana por (126-21).

Na Final, com o Guifões, que tinha eliminado o CAB Madeira, as dificuldades foram diferentes e depois de na 1ª Parte o Guifões ter estado na frente do marcador, a Quinta dos Lombos reagiu e com dois parciais de (21-10) e de (15-8) a seu favor fecharia o jogo com (60-42), sagrando-se vencedora da Taça Nacional de SUB16.

 

Eis os resultados:

Jornada Jogo Resultados
Meias Finais Guiões – CAB Madeira 71 – 53
Meias Finais Quinta dos Lombos – AJCOD 126 – 21
3º e 4º Lugar CAB Madeira – AJCOD 73 – 29
Final Guiões – Quinta dos Lombos 42 – 60

 

Classificação Final

1º- Quinta dos Lombos

2º- Guifões

3º- CAB

4º- AJCOD

 

Cinco Ideal

Isabel Ferreira (CAB), Sofia Mota (Guifões), Sara Albuquerque (Lombos), Mafalda Carvalho (Guifões) e Laura Silva (Lombos)

 

MVP

Laura Silva (Q. dos Lombos)

 

Nos SUB16 Masculinos, em Vila Franca de Xira, nos Pavilhões do UD Vilafranquense e Pavilhão Municipal do Forte da Casa, estiveram presentes o Vasco da Gama (AB Porto), o FC Porto (AB Porto), o Sporting CP (AB Lisboa), e o SL Benfica (AB Lisboa).

Numa competição muito equilibrada, intensa e emotiva, por vezes confusa e não muito bem jogada, as quatro equipas disputaram até ao último minuto cada jogo na procura do melhor resultado.

 

Na 1ªJornada, o Vasco da Gama que levou de vencido o Sporting CP (73-62) e SL Benfica que venceu o FC Porto (76-67), pareciam apontar para alguma superioridade.

Na 2º Jornada a emoção manteve-se, particularmente no Sporting CP -SL Benfica, que o primeiro venceria por (61-57). Como no jogo anterior o Vasco da Gama se superiorizou ao FC Porto (61-49), ficou tudo em aberto para a 3ª e última jornada, com três candidatos possíveis ao título Nacional, Sporting, Vasco da Gama e Benfica.

 

Nessa jornada, no primeiro jogo altamente emotivo, intenso, o FC Porto bateria o Sporting CP por (69-64) transformando desse modo o jogo SL Benfica-Vasco da Gama, na final direta da competição.

Num pavilhão praticamente cheio, com um ambiente fantástico, Vasco da Gama e SL Benfica discutiram com entrega e empenho o jogo. Numa fase inicial, o Vasco da Gama conseguiu pequena vantagem, mas após o 1º quarto é o SL Benfica que ganha ligeira vantagem, que várias vezes assumiu os dois dígitos. Na fase final do jogo o Vasco da Gama com uma boa reação a poucos segundos do fim, ficou a um ponto (66-65), mas o SL Benfica com um cesto fácil confirmava a vitória na partida (68-65), sagrando-se Campeão Nacional de SUB 16.

 

Eis os resultados:

Jornada Jogo Resultados
1ª Jornada Vasco da Gama – Sporting CP 73 – 62
1ª Jornada SL Benfica – FC Porto 76 – 67
2ª Jornada Vasco da Gama – FC Porto 61 – 49
2ª Jornada Sporting CP – SL Benfica 61 – 57
3ª Jornada FC Porto – Sporting CP 69 – 64
3ª Jornada SL Benfica – Vasco da Gama 68 – 65

 

Classificação Final

1º- SL Benfica

2º- Vasco da Gama

3º- FC Porto

4º- Sporting CP

 

Cinco Ideal

Apolo Caetano (FC Porto), Andrew Figueira (SL Benfica), Tiago Santos (FC Porto), Miguel Sousa (SL Benfica) e João Panzo (Vasco Da Gama)

 

MVP

João Panzo (Vasco da Gama)

 

Também nesse fim de semana, no âmbito dos Seniores Femininos, se disputou a Final Nacional da 2ª Divisão que opôs o CPN ao Algés. A equipa da ABP, CPN venceria a da ABL, Algés por 83-70, sagrando-se Campeã Nacional da 2ª Divisão Feminina, ficando o Algés no 2º lugar.

 

Entretanto, a nível das competições ABL, também nesse fim de semana se jogou a Taça Manuel Campos, em SUB21 Masculinos. Nela estiveram presentes o GDEMAM, os Lobos da Malveira, a Academia do Lumiar e o Rio Maior Basket.

 

Jornada Jogo Resultados
Meias Finais GDEMAM – Lobos da Malveira 92 – 66
Meias Finais Rio Maior – Academia 102 – 73
Final Rio Maior – GDEMAM 57 – 62

 

O GDEMAM venceria esta competição a que a ABL atribuiu o nome de Manuel Campos, figura grande e de referência do nosso Basquetebol, como jogador e treinador, o qual esteve presente na qualidade de patrono da competição e fez a entrega do respetivo troféu com o seu nome. Obrigado, Manuel Campos.

 

A ABL, quer felicitar os seus clubes filiados pela sua participação nas fases finais das competições nacionais de formação SIMECQ, Quinta dos Lombos, no Feminino; SL Benfica e Sporting CP, no Masculino e ao Algés na Final da CN2 Feminina.

 

Felicitar, também, os que na competição interna da ABL Taça Manuel Campos, estiveram na fase final Academia, Lobos e GDEMAM.

 

A ABL, endereça os parabéns aos Campeões Nacionais de SUB16Femininos e Masculinos, respetivamente a SIMECQ e o SL Benfica, à Quinta dos Lombos, vencedora da Taça Nacional de SUB16 Femininos e ao Algés pelo 2º Lugar, Vice-Campeão Nacional da CN2 Feminina.

 

Também na competição interna, os parabéns ao GDEMAM, vencedora da Taça Manuel Campos.

 

A ABL expressa a todos estes nossos filiados os votos de que futuros sucessos se venham a realizar como consequência do trabalho e do esforço, que sabemos que têm realizado.

 

Aos atletas e respetivos staffs e aos dirigentes destes clubes, o agradecimento da ABL pelo empenho, dedicação e entrega à nossa modalidade da qual todos NÓS GOSTAMOS muito.

Parceiros Institucionais
Apoios