CB Queluz duplo campeão

29 JAN 2018

Na antevisão das fases finais de SUB 16, perguntávamos se o CB Queluz seria capaz de repetir o êxito de 2017, vencendo as competições masculina e feminina. E a verdade é que conseguiu. Apesar da derrota das raparigas frente ao Carnide na primeira jornada, os dois triunfos nas jornadas seguintes, em conjugação com os resultados dos restantes jogos, permitiram-lhes chegar ao título. Quanto aos rapazes, venceram os três jogos que disputaram.

 

Femininos: três equipas terminam empatadas

O equilíbrio da fase final disputada em Carnide foi tal que as três primeiras classificadas, CB Queluz, Quinta dos Lombos e Carnide, terminaram a prova com o mesmo número de pontos, resultantes de duas vitórias e uma derrota, sendo necessário recorrer à diferença pontual nos jogos entre elas para determinar o campeão distrital. Como venceu a Quinta dos Lombos por 11 pontos e perdeu com o Carnide por apenas dois, o CB Queluz ficou em primeiro lugar. A equipa da casa chegou à última jornada isolada no primeiro posto da classificação, apenas dependente de si para ser campeã. No entanto, cedeu perante a Quinta dos Lombos e acabou por ser relegada para o terceiro lugar. A equipa de Carcavelos, por seu lado, não venceu por margem suficiente este último encontro para conquistar o título, acabando por beneficiar o CB Queluz. O destaque negativo acaba por ser o Benfica, que perdeu os três jogos. O quarto lugar nem sequer lhe dá acesso a participar no Campeonato Nacional.

Resultados:

1.ª jornada

CB Queluz, 50 – Carnide, 52

Quinta dos Lombos, 53 – Benfica, 48

2.ª jornada

Carnide, 47 – Benfica, 45

Quinta dos Lombos, 61 – CB Queluz, 72

3.ª jornada

CB Queluz, 72 – Benfica, 61

Carnide, 39 – Quinta dos Lombos, 51

Cinco ideal: Adriana Martins (CB Queluz), Maria Lopes (Benfica) Leonor Paisana (CB Queluz), Margarida Oliveira (Carnide) e Suraya Rijal (Quinta dos Lombos)

MVP: Adriana Martins (CB Queluz)

 

Na “poule” de apuramento para as provas nacionais, disputada na Escola Maria Alberta Menéres (Algueirão), foi a equipa da casa, apenas com derrotas, a excluída da Taça Nacional. Estoril Basket, Sporting e Algés disputarão esta prova, juntamente com o Benfica.

Eis os resultados:

1.ª jornada

Estoril Basket, 64 – Algés, 45

GDEMAM, 31 – Sporting, 91

2.ª jornada

Estoril Basket, 82 – GDEMAM, 23

Sporting, 63 – Algés, 57

3.ª jornada

Algés, 58 – GDEMAM, 52

Estoril Basket, 55 – Sporting, 43

 

Classificação

1.º CB Queluz

2.º Quinta dos Lombos

3.º Carnide

4.º Benfica

5.º Estoril Basket

6.º Sporting

7.º Algés

8.º GDEMAM

Representantes de Lisboa nas competições nacionais:

Campeonato Nacional – CB Queluz, Quinta dos Lombos e Carnide

Taça Nacional – Benfica, Estoril Basket, Sporting e Algés

 

Masculinos: CBQ supera Sporting no jogo decisivo

Ao fim das duas primeiras jornadas, só Sporting e CB Queluz mantinham a possibilidade de arrecadar o título de Campeão Distrital, ao passo que NB Queluz e Benfica apenas podiam almejar o último lugar do pódio. A Escola Secundária do Lumiar foi, pois, palco de um último dia cheio de emoções. No primeiro jogo, de grande equilíbrio, o NB Queluz derrotou o Benfica (65-62). Na final, também foi a equipa de Queluz (o CBQ) a ter sucesso, ao derrotar o Sporting por uma pequena diferença pontual, 73-69. O Clube de Basket de Queluz voltou, assim, a sagrar-se Campeão Distrital de Lisboa de SUB 16 Masculinos. É já o quarto triunfo consecutivo.

Resultados dos jogos:

1.ª jornada

CB Queluz, 71 –, NB Queluz, 58

Sporting, 82 – Benfica, 78

2.ª jornada

CB Queluz, 66 – Benfica, 40

Sporting, 67 – NB Queluz, 57

3.ª jornada

NB Queluz, 65 – Benfica, 62

CB Queluz, 73 – Sporting, 69

Cinco ideal: João Lima (Sporting), Tomás Costa (NB Queluz), Luís Silva (Sporting), Afonso Candeias (CB Queluz) e Tiago Reis (Benfica)

MVP: Afonso Candeias (CB Queluz)

 

Na série do 5.º ao 8.º lugar, disputada na Escola Secundária Eça de Queirós (Olivais), em Lisboa, o Algés dominou, com três triunfos. As restantes três equipas terminaram com uma vitória e duas derrotas, sendo a classificação determinada pela diferença pontual nas partidas que jogaram entre si. Desse modo, Hiper-Activo da Malveira e Odisseia Basket conseguiram o apuramento para a Taça Nacional, ficando de fora o Estoril Basket.

Resultados dos jogos:

1.ª jornada

Algés, 67 – Odisseia Basket, 59

Estoril Basket, 56 – Hiper-Activo da Malveira, 67

2.ª jornada

Algés, 72 – Estoril Basket, 67

Hiper-Activo da Malveira, 47 – Odisseia Basket, 48

3.ª jornada

Odisseia Basket, 65 – Estoril Basket, 68

Algés, 63 – Hiper-Activo da Malveira, 46

Classificação

1.º CB Queluz

2.º Sporting

3.º NB Queluz

4.º Benfica

5.º Algés

6.º Hiper-Activo da Malveira

7.º Odisseia Basket

8.º Estoril Basket

Representação de Lisboa nas competições nacionais:

Campeonato Nacional – CB Queluz, Sporting, NB Queluz e Benfica

Taça Nacional – Algés, Hiper-Activo da Malveira e Odisseia Basket

 

Mais uma vez, a Associação de Basquetebol de Lisboa regozija-se pela forma como decorreram estas fases finais, deixando uma palavra de apreço às equipas participantes e uma mensagem especial de felicitações ao CB Queluz pela dupla conquista. Fica, ainda, um agradecimento aos clubes, entidades e, de uma forma geral, a todas as pessoas que estiveram ligadas à organização destes eventos, bem como ao público que compareceu e ajudou a dignificar as competições. No final da presente semana, há mais, com as fases finais de SUB 14.

Parceiros Institucionais
Apoios