
CB Queluz duplo campeão
29 JAN 2018
Na antevisão das fases finais de SUB 16, perguntávamos se o CB Queluz seria capaz de repetir o êxito de 2017, vencendo as competições masculina e feminina. E a verdade é que conseguiu. Apesar da derrota das raparigas frente ao Carnide na primeira jornada, os dois triunfos nas jornadas seguintes, em conjugação com os resultados dos restantes jogos, permitiram-lhes chegar ao título. Quanto aos rapazes, venceram os três jogos que disputaram.
Femininos: três equipas terminam empatadas
O equilíbrio da fase final disputada em Carnide foi tal que as três primeiras classificadas, CB Queluz, Quinta dos Lombos e Carnide, terminaram a prova com o mesmo número de pontos, resultantes de duas vitórias e uma derrota, sendo necessário recorrer à diferença pontual nos jogos entre elas para determinar o campeão distrital. Como venceu a Quinta dos Lombos por 11 pontos e perdeu com o Carnide por apenas dois, o CB Queluz ficou em primeiro lugar. A equipa da casa chegou à última jornada isolada no primeiro posto da classificação, apenas dependente de si para ser campeã. No entanto, cedeu perante a Quinta dos Lombos e acabou por ser relegada para o terceiro lugar. A equipa de Carcavelos, por seu lado, não venceu por margem suficiente este último encontro para conquistar o título, acabando por beneficiar o CB Queluz. O destaque negativo acaba por ser o Benfica, que perdeu os três jogos. O quarto lugar nem sequer lhe dá acesso a participar no Campeonato Nacional.
Resultados:
1.ª jornada
CB Queluz, 50 Carnide, 52
Quinta dos Lombos, 53 Benfica, 48
2.ª jornada
Carnide, 47 Benfica, 45
Quinta dos Lombos, 61 CB Queluz, 72
3.ª jornada
CB Queluz, 72 Benfica, 61
Carnide, 39 Quinta dos Lombos, 51
Cinco ideal: Adriana Martins (CB Queluz), Maria Lopes (Benfica) Leonor Paisana (CB Queluz), Margarida Oliveira (Carnide) e Suraya Rijal (Quinta dos Lombos)
MVP: Adriana Martins (CB Queluz)
Na poule de apuramento para as provas nacionais, disputada na Escola Maria Alberta Menéres (Algueirão), foi a equipa da casa, apenas com derrotas, a excluída da Taça Nacional. Estoril Basket, Sporting e Algés disputarão esta prova, juntamente com o Benfica.
Eis os resultados:
1.ª jornada
Estoril Basket, 64 Algés, 45
GDEMAM, 31 Sporting, 91
2.ª jornada
Estoril Basket, 82 GDEMAM, 23
Sporting, 63 Algés, 57
3.ª jornada
Algés, 58 GDEMAM, 52
Estoril Basket, 55 Sporting, 43
Classificação
1.º CB Queluz
2.º Quinta dos Lombos
3.º Carnide
4.º Benfica
5.º Estoril Basket
6.º Sporting
7.º Algés
8.º GDEMAM
Representantes de Lisboa nas competições nacionais:
Campeonato Nacional CB Queluz, Quinta dos Lombos e Carnide
Taça Nacional Benfica, Estoril Basket, Sporting e Algés
Masculinos: CBQ supera Sporting no jogo decisivo
Ao fim das duas primeiras jornadas, só Sporting e CB Queluz mantinham a possibilidade de arrecadar o título de Campeão Distrital, ao passo que NB Queluz e Benfica apenas podiam almejar o último lugar do pódio. A Escola Secundária do Lumiar foi, pois, palco de um último dia cheio de emoções. No primeiro jogo, de grande equilíbrio, o NB Queluz derrotou o Benfica (65-62). Na final, também foi a equipa de Queluz (o CBQ) a ter sucesso, ao derrotar o Sporting por uma pequena diferença pontual, 73-69. O Clube de Basket de Queluz voltou, assim, a sagrar-se Campeão Distrital de Lisboa de SUB 16 Masculinos. É já o quarto triunfo consecutivo.
Resultados dos jogos:
1.ª jornada
CB Queluz, 71 , NB Queluz, 58
Sporting, 82 Benfica, 78
2.ª jornada
CB Queluz, 66 Benfica, 40
Sporting, 67 NB Queluz, 57
3.ª jornada
NB Queluz, 65 Benfica, 62
CB Queluz, 73 Sporting, 69
Cinco ideal: João Lima (Sporting), Tomás Costa (NB Queluz), Luís Silva (Sporting), Afonso Candeias (CB Queluz) e Tiago Reis (Benfica)
MVP: Afonso Candeias (CB Queluz)
Na série do 5.º ao 8.º lugar, disputada na Escola Secundária Eça de Queirós (Olivais), em Lisboa, o Algés dominou, com três triunfos. As restantes três equipas terminaram com uma vitória e duas derrotas, sendo a classificação determinada pela diferença pontual nas partidas que jogaram entre si. Desse modo, Hiper-Activo da Malveira e Odisseia Basket conseguiram o apuramento para a Taça Nacional, ficando de fora o Estoril Basket.
Resultados dos jogos:
1.ª jornada
Algés, 67 Odisseia Basket, 59
Estoril Basket, 56 Hiper-Activo da Malveira, 67
2.ª jornada
Algés, 72 Estoril Basket, 67
Hiper-Activo da Malveira, 47 Odisseia Basket, 48
3.ª jornada
Odisseia Basket, 65 Estoril Basket, 68
Algés, 63 Hiper-Activo da Malveira, 46
Classificação
1.º CB Queluz
2.º Sporting
3.º NB Queluz
4.º Benfica
5.º Algés
6.º Hiper-Activo da Malveira
7.º Odisseia Basket
8.º Estoril Basket
Representação de Lisboa nas competições nacionais:
Campeonato Nacional CB Queluz, Sporting, NB Queluz e Benfica
Taça Nacional Algés, Hiper-Activo da Malveira e Odisseia Basket
Mais uma vez, a Associação de Basquetebol de Lisboa regozija-se pela forma como decorreram estas fases finais, deixando uma palavra de apreço às equipas participantes e uma mensagem especial de felicitações ao CB Queluz pela dupla conquista. Fica, ainda, um agradecimento aos clubes, entidades e, de uma forma geral, a todas as pessoas que estiveram ligadas à organização destes eventos, bem como ao público que compareceu e ajudou a dignificar as competições. No final da presente semana, há mais, com as fases finais de SUB 14.