
Benfica sagra-se Campeão Nacional Feminino
Benfica vence a competição pela primeira vez na sua história, após ter derrotado a União Sportiva, por 76-73.
10 MAI 2021
A equipa feminina de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica conquista a Liga Skoiy, sagrando-se campeã nacional.
Mesmo não tendo em seu benefício o fator casa e sem poder contar com duas das principais jogadoras, a norte-americana Altia Anderson, lesionada no segundo jogo da meia-final frente à Quinta dos Lombos, e a portuguesa Carolina Gonçalves, ausente desde fevereiro (apesar de se ter sentado no banco de suplentes nos jogos da final), o Benfica superou a União Sportiva, vencendo a final por 2-1.
O jogo decisivo foi disputado no domingo, 9 de maio e com a final empatada, depois de cada equipa ter vencido o jogo disputado em casa, o Benfica pretendia contrariar esta regra, superando, em Ponta Delgada, a União Sportiva, na partida que obrigatoriamente ditaria o sucessor do Olivais de Coimbra como campeão nacional. E conseguiu-o, depois de um jogo muito equilibrado do início ao fim, sem que qualquer conjunto conseguisse distanciar-se pontualmente de forma significativa. No final do primeiro quarto, a vantagem era das açorianas (22-18), mas ao intervalo já comandavam as benfiquistas (40-41). Com nova inversão no terceiro quarto (64-60), o triunfo acabou mesmo por sorrir à lisboetas, por 73-76. Pela primeira vez na sua história, o Benfica sagrou-se campeão nacional feminino de basquetebol. Um feito que se torna ainda mais extraordinário se tivermos em conta que também venceu a Taça de Portugal, igualmente a primeira do seu historial. Uma dobradinha à Benfica!
Os dois primeiros jogos da final tiveram histórias distintas. Na partida inaugural, disputada no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, no dia 2 de maio, o Benfica foi claramente superior, destacando-se desde o início e não dando qualquer possibilidade de êxito à União Sportiva. Resultado: 91-72. Já no dia 8, em Ponta Delgada, apesar do maior equilíbrio, o desfecho pendeu para as insulares: 85-72.
Eis as jogadoras do Benfica que estiveram nos três jogos da final
1.º Jogo
Joana Soeiro (5), Mariana Carvalho (4), Mariana Silva (26), Laura Ferreira (11) e Japonica James (25); Ana Barreto (8), Marta Martins (9), Sofia Ramalho (3), Cynthia Dias e Carolina Aguiar. Não foram utilizadas Chana Paxixe e Carolina Gonçalves.
2.º Jogo
Joana Soeiro (5), Mariana Carvalho (18), Mariana Silva (16), Laura Ferreira (7) e Japonica James (26); Ana Barreto e Marta Martins. Não foram utilizadas Sofia Ramalho, Cynthia Dias, Carolina Aguiar, Chana Paxixe e Carolina Gonçalves.
3.º Jogo
Joana Soeiro (14), Mariana Carvalho (16), Mariana Silva (10), Laura Ferreira (13) e Japonica James (22); Ana Barreto, Marta Martins (1), Sofia Ramalho e Cynthia Dias. Não foram utilizadas Carolina Aguiar, Chana Paxixe e Carolina Gonçalves.
A MVP da final foi a norte-americana do Benfica Japonica James.
A Associação de Basquetebol de Lisboa felicita e endereça os parabéns ao seu filiado, o Sport Lisboa e Benfica por mais uma gloriosa página no seu historial e que constitui o seu maior feito no basquetebol feminino nacional.