Benfica é bicampeão nacional

Ao conquistar o título, formação de Eugénio Rodrigues consegue época perfeita.

09 MAI 2022

A equipa sénior feminina do Sport Lisboa e Benfica sagrou-se campeã nacional pela segunda temporada consecutiva. Na final do play off, derrotou, tal como em 2020/2021, a formação açoriana do União Sportiva. Com esta vitória, confirmou a sua superioridade ao longo da época, triunfando em todas as provas do calendário nacional: Supertaça, Taça de Portugal, Taça Federação e Liga Betclic. E apenas sofrendo duas derrotas em 2021/2022: já no play off da liga, diante do Vitória Sport Clube, no primeiro jogo dos quartos de final, e da União Sportiva, na partida inaugural da final.

 

Para alcançar o bicampeonato, o Benfica teve de suplantar a União Sportiva na final, para o que necessitou de três jogos. O primeiro, em Ponta Delgada, teve como vencedora a formação insular, apesar da vantagem de que o Benfica dispunha ao intervalo (25-42). Um parcial de 25-8 no terceiro quarto empatou a partida, consolidando-se a reviravolta no derradeiro quarto (64-60).

 

O segundo jogo, disputado em Lisboa, foi dominado pelo Benfica: vantagem de 10 pontos no final do primeiro quarto (28-18) e de 12 ao intervalo (44-32). A União Sportiva ainda reagiu na segunda parte, conseguindo chegar duas vezes a diferenças de quatro pontos no terceiro e no último quarto, mas no final prevaleceu a superioridade benfiquista (81-65).

 

A partida decisiva, a chamada “negra”, também foi jogada no Pavilhão Fidelidade, do Sport Lisboa e Benfica. As campeãs nacionais entraram em força no primeiro quarto, ganhando uma vantagem de 18 pontos (29-11). Porém, a União Sportiva foi recuperando e venceu todos os quartos seguintes: 16-22, 13-17 e 15-20. Ainda assim, foi insuficiente para impedir a revalidação do título de campeão nacional pelo Sport Lisboa e Benfica, que esteve sempre no comando do marcador.

 

Jogadoras do Benfica nos três jogos da final:

União Sportiva, 64 – Benfica, 60: Joana Soeiro (4), Taylor Peacocke, Laura Ferreira (8), Raphaella Monteiro (21) e Candela Gentinetta (3); Carolina Rodrigues (12), Marta Martins e Mariana Silva (12). Não foram utilizadas Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Ana Barreto e Maria Lopes.

 

Benfica, 81 – União Sportiva, 65: Joana Soeiro (2), Taylor Peacocke (16), Laura Ferreira (14), Raphaella Monteiro (19) e Candela Gentinetta (12); Carolina Rodrigues (8), Marta Martins (2) e Mariana Silva (8). Não foram utilizadas Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Ana Barreto e Maria Lopes.

 

Benfica, 73 – União Sportiva, 70: Joana Soeiro, Taylor Peacocke (8), Laura Ferreira (8), Raphaella Monteiro (24) e Candela Gentinetta (8); Carolina Rodrigues (15), Marta Martins (2) e Mariana Silva (8). Não foram utilizadas Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Ana Barreto e Maria Lopes.

 

Resultados:

Fase Jogo Resultado
Quartos de final Vitória Sport Clube – Benfica 80 – 72
Quartos de final Benfica – Vitória Sport Clube 
77 – 58
Quartos de final Benfica – Vitória Sport Clube   65 – 54
Meias finais  GDESSA Barreiro –  Benfica 65 – 71
Meias finais
Benfica – GDESSA Barreiro 75 – 57
Final
União Desportiva – Benfica  64 – 60
Final Benfica – União Desportiva 81 – 65
Final
Benfica – União Desportiva 73 – 70

 

A Associação de Basquetebol de Lisboa felicita o Sport Lisboa e Benfica por esta importante e significativa conquista da sua equipa Sénior Feminina, no concluir de uma época quase imaculada, onde todas as provas foram conquistadas e com apenas duas derrotas.

 

Foto: Sport Lisboa e Benfica Modalidades

Parceiros Institucionais
Apoios