Benfica de novo na Champions

03 OUT 2023

Campeões nacionais masculinos derrotaram na fase de qualificação os campeões de Geórgia, Chipre e Suécia.

 

A equipa sénior masculina do Sport Lisboa e Benfica conseguiu, pela segunda época consecutiva, qualificar-se para a fase de grupos da FIBA Champions League, a mais importante prova de clubes organizada pela FIBA no continente europeu. Os campeões nacionais mantêm-se, assim, como a única formação nacional a participar nesta fase da competição.

 

Para obter este brilhante feito, a equipa orientada por Norberto Alves disputou, entre os dias 25 e 29 de setembro, a fase de qualificação na Turquia, numa forma competitiva que não permitia qualquer falha, uma vez que a derrota num jogo implicaria a eliminação e consequente repescagem para a FIBA Europe Cup.

 

Nesse percurso, o Benfica começou por abalroar o TSU Tbilisi, campeão da Geórgia, por uma impensável diferença de 60 pontos (122-62), seguiu-se um claro triunfo sobre o Petrolina AEK Larnaca, campeão cipriota, por 87-59. Finalmente, no encontro final, uma vitória mais apertada, 83-73, sobre o campeão sueco, o Norrkoping Dolphins, que ao intervalo até vencia por 45-35.

 

Estamos perante mais um importante passo na tentativa de afirmação europeia dos campeões nacionais. Agora, têm pela frente a espinhosa tarefa de disputar o Grupo G, que integra o Galatasaray (Turquia), o Hapoel Jerusalem (Israel) e o PAOK (Grécia). O Benfica tentará evitar o quarto lugar, para conseguir, pelo menos, passar ao play in, à semelhança da época passada.

 

Resultados da fase de qualificação

Jogos Resultados
Benfica – TSU Tbilisi 122 – 62
Benfica AEK Larnaca 87 – 59
Benfica – Norrkoping Dolphins 83 – 73

 

Calendário jogos

Dia Jogos
17 Outubro Hapoel Jerusalem – Benfica
1 Novembro Benfica – PAOK
14 Novembro Galatasaray – Benfica
29 Novembro PAOK – Benfica
13 Dezembro Benfica – Galatasaray
20 Dezembro Benfica – Hapoel Jerusalém

 

A Associação de Basquetebol de Lisboa felicita a equipa do Benfica por mais este êxito e aproveita para lhe desejar as maiores felicidades na fase de grupos da FIBA Champions League, bem como às restantes equipas lisboetas que disputam as competições europeias: o Sporting no Grupo A da FIBA Europe Cup masculina e o Benfica no Grupo G da FIBA EuroCup feminina.

 

Foto: SL Benfica

 

Parceiros Institucionais
Apoios