Benfica conquista Taça de Portugal

Benfica vence a competição pela primeira vez na sua história, após ter derrotado Vitória Sport Clube, de Guimarães, por 85 - 63.

16 MAR 2021

A equipa sénior feminina do Sport Lisboa e Benfica é a grande vencedora da edição de 2020/2021 da Taça de Portugal.

 

Pela primeira vez o clube conquista a prova, sucedendo no rol de vencedores a outra formação filiada na ABL, a Quinta dos Lombos, o que muito orgulha a nossa associação.

 

Para alcançar este notável feito, o Benfica derrotou na final o Vitória Sport Clube, de Guimarães, por inequívocos 85-63. Depois da Taça Vítor Hugo, em 2019/2020, o Benfica arrecada novo troféu.

 

Como vem sendo habitual, a prova terminou com a realização da final four. No primeiro dia, nas meias-finais, o Benfica derrotou a União Sportiva, de Ponta Delgada, por 86-77, após prolongamento, ao passo que o Vitória se superiorizou ao GDESSA, do Barreiro, por 70-62. Com a final a ser jogada entre benfiquistas e vimaranenses, ficou, desde logo, a garantia de que teríamos um vencedor inédito na competição.

 

O encontro decisivo para atribuição do vencedor foi dominado pelo Benfica quase desde o início. Só nos primeiros minutos, em que o nervosismo pareceu imperar, com ambas as equipas a terem dificuldade em pontuar, é que se manteve algum equilíbrio.

 

O Benfica superiorizou-se no final do primeiro quarto, que terminou com o resultado de 15-7, e acentuou o domínio no segundo quarto, aumentando a vantagem no marcador para 22 pontos de diferença (45-23). O Vitória reagiu na segunda parte, rapidamente recuperou 9 pontos, mas o Benfica conseguiu voltar a estabilizar, pelo que a diferença no final do terceiro quarto, apesar de ser menor do que ao intervalo, ainda era de 14 pontos (61-47). Nova reação do Vitória a começar o último quarto foi rapidamente anulada pelas atletas benfiquistas, que até final consolidaram a vantagem, que acabou por cifrar-se nos 22 pontos (85-63).

 

Na final, o Benfica apresentou as seguintes jogadoras: Joana Soeiro (17), Mariana Carvalho, Laura Ferreira (2), Japonica James (19) e Altia Anderson (11); Marta Martins (8), Mariana Silva (23) e Ana Barreto (5). Cynthia Dias, Chana Paxixe, Sofia Ramalho e Carolina Aguiar não foram utilizadas pelo treinador Eugénio Rodrigues.

A MVP da final foi Mariana Silva.

 

O jogo das meias-finais frente ao União Sportiva foi bem mais complicado para o Benfica. Apesar de um primeiro quarto de clara superioridade (27-16) e de ter chegado ao intervalo ainda em vantagem (46-40), as benfiquistas permitiram a recuperação das insulares, que conseguiram forçar o prolongamento (74-74, no final dos 40 minutos). Neste, o Benfica foi melhor, permitiu apenas três pontos ao adversário e triunfou por 86-77.

 

Neste encontro, as atletas benfiquistas foram  Joana Soeiro (18), Mariana Carvalho, Laura Ferreira (24), Japonica James (16) e Altia Anderson (15); Marta Martins (9), Mariana Silva (4) e Ana Barreto. Não jogaram Cynthia Dias, Chana Paxixe, Sofia Ramalho e Carolina Aguiar.

 

Para chegar à final four, o Benfica derrotou, nos quartos-de-final, fora de casa, o Guifões (86-48), e, nos oitavos-de-final, o Esgueira, também no pavilhão do adversário, por 63-47.

 

A consagração das novas vencedoras aconteceu em casa, uma vez que a fase final, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Basquetebol e da Associação de Basquetebol de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito de Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021, se realizou no Pavilhão Fidelidade, no complexo desportivo do Sport Lisboa e Benfica.

Parceiros Institucionais
Apoios