Até sempre querido Amigo

Em nome da Associação de Basquetebol de Lisboa, queremos dizer-te OBRIGADO querido amigo José Manuel Constantino. Estarás sempre connosco e enquanto houver estrada para andar, nós vamos continuar…

12 AGO 2024

A noite de 11 de Agosto de 2024, não deixará de estar no meu pensamento mais recente, quando entre amigos do desporto e do meu Basquetebol, dirigentes associativos que somos neste tempo, recebemos a notícia da tua partida.

Este sentimento de tristeza e de impunidade que a vida nos traz sem que a consigamos contrariar, traz-me imensas recordações.

 

Companheiros desde a Escola Primária até ao nosso Liceu de Santarém, onde como guardes-redes da nossa equipa de Andebol, lá íamos participando nos Campeonatos da Mocidade Portuguesa, que existiam à época. Seguia-se o nosso futebol onde fomos adversários, tu lá quiseste os Leões de Santarém, eu a minha Académica de Santarém. Julgo, se a memória não me atraiçoa, que ainda cheguei a marcar-te um golo.

 

Seguiu-se o INEF, para onde viemos desde Santarém para tirar o nosso Curso de Professor de Educação Física, eu que acabei primeiro apesar de teres chegado primeiro, mas por teres optado por começar pela Escola de Instrutores de então. Afastou-nos um pouco as nossas primeiras opções sociais e políticas, mas não a nossa amizade.

 

Retomámos algo mais em comum com a nossa Revista Horizonte, os Estágios de Verão para os professores de Educação Física, primeira e verdadeira pedrada no charco na sua formação contínua. Depois os Fóruns Horizonte, para professores e treinadores. Momentos de enorme qualidade, de reflexão e debate sobre o desporto no País. E a Revista, que durante 22 anos conseguíamos manter graças ao nosso amigo Dr. Rogério de Moura e à colaboração de todos os que connosco queriam estar.

 

Afastámo-nos depois um pouco, fruto das nossas vidas sociais e profissionais, mas sempre que se justificou lá estavas e nos encontrávamos, na Confederação do Desporto, na Câmara de Oreias, no IPDJ e mais recentemente no COP. Recordo, que quando tomei posse como dirigente associativo da ABL e quis que fosse na tua casa, a casa do desporto- o COP e te pedi para que tal acontecesse me afirmaste, que aquela também era a minha casa e da tua satisfação por me encontrares naquela situação.

 

Fui assistindo, mais à distância à tua luta pela dignificação do Desporto Nacional e seu papel determinante num País que se queira desenvolvido e também nos últimos tempos à tua luta pela vida.

Enfim, o dito dia 11 de Agosto chegou. A tua resistência não suportou mais. Partiste!

Podes ter a certeza, que ficam os teus ensinamentos; as tuas reflexões; propostas; o teu exemplo como um legado inestimável e irrepreensível, que saberemos preservar com grande respeito e orgulho.

 

Assim, em meu nome e da Associação de Basquetebol de Lisboa que ainda dirijo, queremos dizer-te OBRIGADO querido amigo José Manuel Constantino.

Estarás sempre connosco e enquanto houver estrada para andar, nós vamos continuar…

ATÉ UM DIA!

 

A Direção da ABL

Parceiros Institucionais
Apoios