
Ação de Formação Contínua
A ação contou com a participação de 82 juízes entre comissários, árbitros e oficiais de mesa.
28 MAR 2023
Realizou-se na passada segunda-feira, dia 28 de março, a ação de formação mensal inserida no plano anual de formação contínua, implementado pelo Diretor Técnico Regional de Arbitragem em conjunto com o CAD de Lisboa.
A referida ação realizada com recurso a uma plataforma online, contou com a participação de 82 juízes entre comissários, árbitros e oficiais de mesa. Além dos juízes de Lisboa participaram também 10 juízes do CAD de Viseu, resultado da colaboração entre as Associações de Basquetebol de Lisboa e Viseu.
A temática escolhida para a ação foi: “Comunicação entre a equipa de arbitragem: árbitros e oficiais de mesa, como uma equipa”.
O formador que conduziu a ação foi o árbitro espanhol Miguel Pérez , filiado na Federação Galega de Basquetebol, da qual é também Diretor Técnico de Arbitragem. É árbitro da Euroliga desde 2003 e da Liga ACB, a principal competição masculina no país vizinho, desde a época de 1999-2000.
A sessão foi muito participada e das mensagens que se retiraram pode destacar-se uma, que é o facto de que para acompanhar a rápida evolução do jogo, existe necessidade acrescida de responder a novos desafios resultantes da evolução do mesmo, onde a comunicação entre os árbitros no campo, os oficiais de mesa e comissário, quando presente, exige respostas cada vez mais rápidas, eficazes mas também muito rigorosas (como exemplo: a sincronização entre o cronómetro de jogo e a aplicação da regra de 14/24 segundos).