
A vontade de manter o título
06 DEZ 2016
As competições continuam a avançar e já há equipas a posicionarem-se seriamente como candidatos a participar nas fases finais, em que se decide quem será campeão distrital. Os diversos detentores desse título mostram-se dispostos a fazer a vida negra a quem queira fazer-lhes frente.
Masculinos
Nos três escalões masculinos, os campeões em título continuam empenhados em revalidar as suas conquistas de 2015/2016. Benfica (sub 18 e sub 14) e CB Queluz (sub 16) somam triunfos e querem fazer ver aos seus adversários que só a muito custo lhes cederão as medalhas que são entregues aos primeiros classificados.
Sub 18: Benfica reforça liderança
A derrota em Algés continua a ser a única que o Benfica sofreu no presente campeonato. A duas jornadas do final, já garantiu a vitória na primeira fase e a presença na final four que se disputará entre 20 e 22 de janeiro, para defender o título conquistado em 2015/2016. Bem posicionados para marcar presença na decisão do futuro campeão estão CB Queluz, Algés e Odisseia Basket.
Sub 16: CB Queluz continua em grande
Também os campeões distritais de sub 16 seguem empenhados em manter o seu título. Com efeito, o CB Queluz continua a somar vitórias em todos os jogos disputados. E já são dez! O último foi no recinto do Odisseia Basket, por números que não deixam a mínima dúvida quanto à sua superioridade: 39-95. Apesar deste desaire, a equipa da casa continua a lutar pelo apuramento para a final a quatro, juntamente com Algés e Benfica, que se defrontam no próximo fim de semana, e, ainda, NB Queluz.
Sub 14: Benfica e NB Queluz só com triunfos
Os rapazes mais novos terminaram a disputa da segunda fase. Foram apuradas para a fase final, que decidirá os quatro participantes na final four, as seguintes seis equipas: Benfica, Algés, Salesianos, NB Queluz, Sporting e Colégio Marista de Carcavelos.
Os vencedores das duas séries foram o Benfica, que defende o título garantido há um ano, e o NB Queluz, ambos só com vitórias. A terceira fase, que consiste numa poule a uma volta, inicia-se já no próximo fim de semana, a 11 de dezembro. Os quatro primeiros classificados discutirão o título no último fim de semana de janeiro.
Femininos
Enquanto, no escalão das mais velhas, Quinta dos Lombos e Algés se adiantam na corrida para a final a quatro em que se discutirá o título de campeão distrital, as sub 16 e as sub 14 estão a iniciar a disputa da segunda fase.
Sub 19: Quinta dos Lombos e Algés seguem a par
Reforçando o que haviam feito na primeira fase, Quinta dos Lombos e Algés continuam a não conhecer o sabor amargo da derrota. Depois de duas vitórias robustas nas primeiras jornadas (90-42, com o GDEMAM; 75-47, no recinto do Benfica), a equipa do concelho de Cascais, campeã distrital em título, encontrou mais dificuldades na receção ao Carnide (60-54). Já as jovens do concelho vizinho de Oeiras apresentam três triunfos folgados: 73-37, frente ao Estoril Basket; 59-27 com o GDEMAM; 56-30 diante do Benfica. CB Queluz, com duas vitórias e ainda sem derrotas, e Carnide, com apenas um desaire, perfilam-se como possíveis participantes na final four de janeiro.
Sub 16: Carnide e GDEMAM vitoriosos
A começar a segunda fase, há o registo de apenas dois resultados: Algés, 31 Carnide 70 e Física de Torres Vedras, 50 GDEMAM, 52.
Recorde-se que esta fase é constituída por duas séries de quatro equipas: Série F2A1, com Quinta dos Lombos, Algés, Benfica e Carnide; Série F2A2, que inclui Física de Torres Vedras, CB Queluz, GDEMAM e Estoril Basket. Os dois primeiros classificados de cada série garantem o apuramento para a final four, que se realizará no primeiro fim de semana de fevereiro.
Sub 14: apenas três jogos disputados
Também o escalão de sub 14 começou a disputar a segunda fase, tendo-se verificado os seguintes resultados: Quinta dos Lombos 83, – Algés 29; Benfica 53 Carnide, 27 e SIMECQ, 51 GDEMAM,69.
Esta fase integra dois grupos de quatro equipas: série F2A1, com Benfica, Carnide, Algés e Quinta dos Lombos, e série F2A2, com CB Queluz, GDEMAM, SIMECQ e APAIS Mafra.