
A postos para novas etapas
24 NOV 2016
O fim de semana ficou marcado pelo final da primeira fase dos campeonatos distritais em vários escalões. Veja o ponto da situação nos campeonatos organizados pela Associação de Basquetebol de Lisboa.
Masculinos
Benfica e CB Queluz prosseguem a sua luta para revalidarem os títulos de campeões distritais conquistados na época passada em Sub 18 e Sub 16, respetivamente. Quanto aos Sub 14, já há 12 equipas a disputar a segunda fase, tendo em vista a conquista do campeonato distrital.
Sub 18: Benfica sofre primeiro desaire
Foi intensa a atividade do passado fim de semana, com algumas equipas a disputarem dois jogos. A nota de maior destaque acaba por ser o primeiro desaire do Benfica. Depois de, no sábado, derrotarem, o CB Queluz, na Luz, por 80-71, os atuais campeões distritais baquearam no dia seguinte em Algés (76-67). Mantêm o primeiro lugar da classificação, com oito vitórias e uma derrota, mas viram aproximar-se Algés, CB Queluz e Odisseia Basket (todos com cinco vitórias e três derrotas).
Ainda faltam disputar algumas jornadas, mas a luta para o apuramento dos quatro primeiros classificados promete ser renhida. A próxima ronda reserva-nos, entre outros jogos, um interessante Odisseia Basket-CB Queluz.
Sub 16: CB Queluz só soma vitórias
Quando estamos quase a meio da poule a duas voltas, merece destaque a condição de invicto do CB Queluz, que, empenhado em defender o título distrital conseguido em 2015/2016, segue na liderança. Em segundo lugar, está o Odisseia Basket, que no fim de semana foi à Luz derrotar o Benfica por 55-56. Tem apenas duas derrotas, tal como o Algés. Benfica e NB Queluz já somam três desaires.
Sub 14: já na segunda fase
A primeira fase do mais jovem escalão masculino terminou no final de outubro, destacando-se uma equipa 100% vitoriosa por cada uma das seis séries: Benfica, Estoril Basket, Salesianos, Sporting, Algés e NB Queluz. Além destas, ficaram apuradas outras seis formações: Colégio Marista de Carcavelos, SIMECQ, CB Queluz, Odisseia Basket, CEBI e Hiper-Activo da Malveira.
Estas 12 equipas encontram-se já a disputar a segunda fase, em duas séries de seis, no sistema de todos contra todos a uma volta.
Femininos
No setor feminino, deu-se o pleno: todos os escalões terminaram a fase inicial. Olhando para o rol dos apurados para a segunda fase, há a destacar o facto de seis clubes manterem a possibilidade de se sagrarem campeões distritais nas três categorias (Sub 19, Sub 16 e Sub 14): Algés, Benfica, Carnide, CB Queluz, GDEMAM e Quinta dos Lombos.
Sub 19: Quinta dos Lombos e Algés terminam invictos
Chegou ao fim a primeira fase do XXXVIII Campeonato Distrital, merecendo destaque as equipas da Quinta dos Lombos e do Algés, que terminaram invictas as respetivas sérias (seis vitórias em seis encontros). Na última jornada, a Quinta dos Lombos impôs-se claramente, em casa, ao Estoril Basket (78-55), enquanto o Algés ainda teve mais facilidades na visita ao Forte da Casa: suplantou o União por 38-107. Nas vice-lideranças das duas séries, com apenas uma derrota, ficaram Carnide e Benfica.
A segunda fase, que se disputará no sistema de todos contra todos a uma volta, tem início já no final desta semana, estando apurados para a série dos primeiros as equipas que se seguem: Quinta dos Lombos, Algés, Carnide, Benfica, CB Queluz, GDEMAM, Estoril Basket e SIMECQ. Os quatro primeiros classificados desta fase discutirão o título de campeão distrital entre os dias 20 e 22 de janeiro.
Sub 16: quatro equipas só com vitórias
Também no escalão de Sub 16 se atingiu o final da primeira fase, havendo a registar uma equipa invicta por cada uma das quatro séries: Quinta dos Lombos, CB Queluz, GDEMAM e Carnide. Estas quatro equipas começarão, no dia 3 de dezembro, a disputar a segunda fase, juntamente com os segundos classificados de cada um dos quatro grupos da primeira fase: Física de Torres Vedras, Algés, Benfica e Estoril Basket.
A próxima fase será constituída por duas séries de quatro equipas: Série F2A1 Quinta dos Lombos, Algés, Benfica e Carnide; Série F2A2 Física de Torres Vedras, CB Queluz, GDEMAM e Estoril Basket. Os dois primeiros classificados de cada série serão apurados para a final four que, de 3 a 5 de fevereiro, encontrará o futuro campeão de Lisboa.
Sub 14: três avançam sem derrotas
No escalão das mais novas, foram três os conjuntos que terminaram a primeira fase só com vitórias: Benfica, CB Queluz e Carnide. Seguem, assim, para a segunda fase, que se iniciará no dia 4 de dezembro, juntamente com GDEMAM, SIMECQ, Algés, Quinta dos Lombos e APAIS Mafra.
A nova fase integrará dois grupos e jogar-se-á em poule a duas voltas. Eis a constituição das séries: F2A1 Benfica, Carnide, Algés e Quinta dos Lombos; F2A2 CB Queluz, GDEMAM, SIMECQ e APAIS Mafra. O campeão distrital será apurado na final four a disputar entre os dois primeiros de cada série, nos dias 27 a 29 de janeiro.