96 Anos da ABL

Mais um aniversário como uma referência na modalidade.

10 OUT 2023

Dia 10 de Outubro, a Associação de Basquetebol de Lisboa completa 96 anos de existência, o que é obra.

 

Este, é um percurso de uma das maiores e mais importantes Associações da modalidade, que muito tem contribuído para o seu desenvolvimento e implantação no País. São nove décadas e meio, atravessando dois séculos cheios e ricos de momentos muito bons e de outros menos bons, como em todas as organizações, nomeadamente do nosso Movimento Associativo, tantas vezes desconsiderado.

 

Foram muitos os dirigentes benévolos, que passaram pela ABL, que com o seu esforço, trabalho e entrega à causa pública, quiseram e fizeram da ABL a referência que sempre foi no contexto da nossa modalidade. A nossa primeira palavra, atual Direção, vai precisamente para agradecer a dedicação de todos os que possibilitaram e trouxeram a ABL até aqui, ao longo destes 96 anos.

 

Em segundo lugar, também um agradecimento aos clubes responsáveis pela fundação da Associação, alguns já desparecidos da atividade desportiva, outros existentes, mas sem a presença da modalidade, como é o caso do Casa Pia, o Ginásio Clube Português e o Lisboa Ginásio Clube, outros ainda, são atualmente nossos filiados, com o Basquetebol bem vivo na sua prática desportiva, como a Física de Torres Vedras, o Belenenses, o Benfica e o Sporting.

 

Também, um agradecimento aos restantes clubes nossos filiados, que hoje continuam e permitem a riqueza e a força desta associação, a Associação de Basquetebol de Lisboa, que nos últimos anos se afirma como a maior do País. Por este passado histórico, gratificante e motivador, gostaríamos de poder comemorar estes 96 anos e todos os anos, de modo mais efusivo e significante, mas razões circunstanciais não contribuíram para a criação das condições indispensáveis para tal. As dificuldades sociais, que também estamos a viver, a que a modalidade não é alheia e outras, nomeadamente no nosso funcionamento interno, retiram-nos tempo e discernimento para, porventura, termos preparado outra forma de celebrar este aniversário.

 

Mas estamos convictos, que a vitalidade que os nossos clubes filiados vêm manifestando, o esforço e a vontade que os atuais Corpos Sociais da ABL têm demonstrado, para procurar tornar mais presente e melhor o nosso Basquetebol, na nossa área de intervenção, encontrarão outro momento de aniversário ou não, em que todos juntos celebremos a existência da ABL, o seu papel determinante e insubstituível para que o Basquetebol atinja no Distrito e no País, patamares cada vez mais significantes no contexto desportivo nacional.

 

Dia 10 de Outubro, data dos nossos 96 anos, fica este nosso texto simbólico, com o desejo e a certeza, porque todos Nós Gostamos do Basquetebol, de que juntos seremos mais capazes e mais fortes e que a época de 2023/24 será um novo marco no desenvolvimento da ABL e da modalidade.

 

Um obrigado a todos – clubes, dirigentes, treinadores, juízes e atletas que com a sua ação e intervenção têm tornado o Basquetebol em Lisboa cada vez mais uma referência no contexto nacional. Todos vós estais de parabéns neste nosso 96ª aniversário.

 

Um obrigado por estarem com a vossa Associação.

 

Parabéns, Associação de Basquetebol de Lisboa

Parceiros Institucionais
Apoios