Festa do Basquetebol

Realizou-se a 12.ª edição da Festa do Basquetebol.

17 ABR 2018

Terminou no Domingo, dia 8, em Albufeira, a 12ª edição da Festa do Basquetebol.

 

Podemos afirmar sem qualquer receio, que o Basquetebol teve novamente um momento alto da sua expressão e afirmação, em especial do seu sector da formação.

 

Da breve apreciação que já fizemos, queremos do nosso ponto de vista destacar no aspeto global:

 

  • A participação dos cerca de 1200 jovens dos SUB14 e SUB16 femininos e masculinos, que rumaram a Albufeira, para durante cinco dias, conviverem, fazerem novos amigos, mostrarem o melhor das suas capacidades e do trabalho realizado nas suas regiões, tendo como elo de ligação a sua modalidade, o Basquetebol.
  • A distinção atribuída à FPB pelo IPDJ e pelo Plano Nacional de Ética e do Desporto, que ao reconhecerem o esforço e a promoção de boas práticas de ética por parte da FPB, lhe entregaram a Bandeira da Ética, proeza que acontece pela primeira vez com um organismo desportivo. Está pois de parabéns a FPB e todo o Basquetebol.
  • A entrega por parte da FPB, através do projeto “Basket Solidário” ao Centro Paroquial de Paderne de um valor de 2.814€, fundo resultante da recolha de 2€ junto de todos os elementos das delegações participantes na festa.
  • A homenagem do Basquetebol, prestada ao anterior presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Dr. Carlos Silva e Sousa, que este ano nos deixou prematuramente. Momento emocionado e sentido do Pavilhão Municipal, a que a ABL se associou ao entregar à viúva uma camisola do seu novo equipamento, com o seu nome e com o nº 60 (anos de idade que tinha).
  • A conquista do 1º título nacional de Seleções, da Associação do Algarve, que nos SUB14 M, se apresentou com um grupo muito interessante, com margem de progressão razoável, que disputou com Lisboa uma final empolgante e que viria a vencer por 46 – 40. Parabéns Algarve.
  • A realização dos All-Star´s feminino e masculino, motivo sempre compreensível de atracção dos jovens e não só.

 

No que toca a ABL, merecem desde já destaque:

 

  • A presença histórica, pela 1ª vez conseguida, de estar nas quatro finais da festa, fruto por certo do trabalho dos nossos clubes; da equipa técnica regional e do apoio e colaboração das escolas, secundário D. Dinis e Leal da Câmara onde temos treinado; dos pais dos nossos jovens e de todos os que nos têm ajudado com os seus contributos sempre enriquecedores.
  • O título pela terceira vez consecutiva das SUB16 femininas que este ano o alcançaram, sem qualquer derrota na competição.
  • O facto de a Associação de Basquetebol de Lisboa em termos nacionais ser neste momento a primeira do RANKING, com sete pontos, fruto de um primeiro lugar e três segundos nesta 12ª edição da Festa.
  • A atitude inesquecível de enorme espirito desportivo dos nossos jovens SUB16 masculinos, que ficará por certo na memória de quem a presenciou, quando na entrega de prémios fizeram um corredor aos seus companheiros da ABPorto e os aplaudiram e felicitaram, numa ação digna, de respeito pelo jogo, pelos seus companheiros de competição e pelo Basquetebol.
  • A atribuição do prémio Árbitro Revelação ao Frederico Bento, árbitro da ABL, consequência por certo do seu interesse e empenho, nesta tarefa nobre e tão necessária que é a arbitragem.

Finalmente deixar expressos os parabéns e um agradecimento a todos quantos deram corpo à 12ª edição da Festa, ao empenho e atitude dos nossos jovens praticantes muitos deles certamente futuro do nosso Basquetebol. Para além dos resultados desportivos imediatos, porque todos lutamos e apreciamos, muito para além mesmo, está o trabalho que todos nós temos de ser capazes de realizar para que os momentos inesquecíveis que estes cerca de 1200 jovens fruíram nestes cinco dias em Albufeira, sejam somente uma etapa do seu exigente e trabalhoso percurso de formação como jogadores e como pessoas.

 

É nossa convicção que nos cabe a nós, os adultos, os dirigentes, criar as condições, todas as condições, para que estes jovens gostem cada vez mais do Basquetebol, assumem um compromisso com ele e sejam os seus promotores e divulgadores, nas suas regiões de origem.

 

A ABL congratula-se pelos seus resultados obtidos, não só os desportivos, pois está orgulhosa pelo comportamento dos seus jovens representantes e seus treinadores, que pautaram a sua presença em Albufeira por um enorme respeito pelas suas funções, pelos diversos agentes da modalidade, pelo Basquetebol.

É por isso tudo, que lhes queremos agradecer.

 

Agradecer também aos nossos clubes, aos pais, a todos quantos contribuíram para que a representação e a presença da ABL em Albufeira seja já uma referência.

Assim, nós ainda gostamos mais do Basquetebol.

A Direção da ABL

Parceiros Institucionais
Apoios