A Doca de Alcântara afirma-se como espaço de eleição para o basquetebol e faz homenagem às origens e valores do local onde o campo se encontra implantado.
Esta obra realizada por Flix assume um carácter minimalista com cores e padrões fortes em tons de azul e do topo é possível observar um conjunto de bandeiras náuticas que formam a palavra “Alcântara” e as linhas de lance livre remetem para bóias de salvamento. O seu objetivo é voltar a trazer à comunidade um novo espaço para jogar, valorizar e dinamizar aquela área, combinando desporto e arte urbana.
O espaço no Porto de Lisboa, que foi um lugar histórico de torneios de 3×3 durante o final dos anos 90, ganha uma nova vida com dois campos numa área com cerca de 700m2. O espaço já está aberto ao público e além dos campos de basquetebol existem também dois equipamentos desportivos como uma mesa de ping pong e um saco de boxe.
“Este projeto é um dos primeiros passos na nossa visão de tornar esta zona e estes espaços cada vez mais interessantes e próximos das pessoas e das empresas que aqui estão implantadas.” – Ricardo Medeiros, Administrador do Porto de Lisboa