Assim foram as Fases Finais Distritais SUB18
Concluiu-se este fim de semana a Fase Final Distrital SUB18, nos escalões Feminino e Masculino.
21 JAN 2026
A Feminina realizada em coorganização com o Estoril Basket Clube, do 1º ao 8º Lugares, decorreu no Pavilhão de Alvide, tendo sido uma magnífica fase final, recheada de momentos de emoção e competitividade, com as equipas à procura da melhor afirmação das suas capacidades e consequentemente do melhor resultado possível.
No grupo de apuramento para o 5º/8º lugares, onde estava em disputa um lugar de presença no Campeonato Nacional, o Estoril superiorizou-se aos restantes e com três vitórias garantiu o 5º lugar e alcançou esse objetivo. O 6º Classificado, os Lobos da Malveira garantiram a presença na Taça Nacional.
No grupo de disputa do Campeão Distrital, a Quinta de Lombos com três vitórias assegurou o título de Campeã, neste particular tornando-se bicampeã.
Com a presença no Campeonato Nacional já garantida as quatro equipas proporcionaram jogos muito interessantes e competitivos, com as jogadoras numa entrega e empenho total na procura da melhor afirmação das suas capacidades e na luta pelos sue objetivos coletivos e individuais. Pensamos que foram momentos de boa promoção e divulgação da modalidade e do nosso jogo, no feminino.
Nos prémios individuais o cinco ideal foi composto pelas seguintes jogadoras: Maria Palma (SLB); Matilde Lopes (SCP); Alice Santos (SIMECQ); Inês Coelho (SCP); Carolina Silva (QUINTA dos LOMBOS). A Carolina Silva foi considerada a MVP da competição feminina.
A Masculina realizou-se em coorganização com dois dos nossos clubes filiados, do 5º ao 8º Lugares, com os Lobos da Malveira e do 1º ao 4º Lugares com o Clube Atlético de Queluz-CAQ.
No grupo de apuramento para o 5º/8º Lugares, onde se disputava uma presença na Taça Nacional, o Odisseia superiorizou-se aos restante e ao vencer os três jogos garantiu o 5º Lugar e o consequente o apuramento.
No grupo de disputa do Campeão Distrital, com a presença de 4 equipas, de algum modo muito equilibradas, cada uma delas com um grupo de jovens bastante interessantes e com potencialidades, que importa acompanhar. O Sport Lisboa e Benfica revelou-se mais equilibrado, mais focado no jogo e mais equipa coletivamente, tendo alcançado três vitórias e o título de Campeão Distrital, tornando-se tetracampeão.
Todos os jogos foram bastante equilibrados, com uma entrega total dos nossos jovens e a disputa do melhor resultado sempre presente. Houve momentos de afirmação de capacidades, a merecerem destaque e a atenção de todos os responsáveis para a prestação de alguns destes jovens praticantes.
Nos prémios individuais o cinco ideal foi composto pelos seguintes jogadores: Sebastião Faro (SCP); João Sousa (CAQ); Diogo Moreira (PAC); Miguel Sousa (SLB); Miguel Silva (PAC). O Miguel, Silva foi considerado o MVP da competição masculina.
A ABL do balanço que faz desta primeira Fase Final Distrital, considera que ela atingiu patamares de muita qualidade, quer nos aspetos organizativos, quer desportivos. Tal se deve ao trabalho e emprenho dos nossos clubes coorganizadores, Estoril Basket; Lobos da Malveira e Clube Atlético de Queluz-CAQ, a quem queremos manifestar o nosso reconhecimento e agradecimento pelo trabalho desenvolvido nesta tarefa.
A todos os intervenientes nestas duas Fases Finais Distritais, de SUB 18 Feminina e Masculina, o nosso muito obrigado e a esperança de que voltaremos a estar juntos noutras ocasiões, para trabalhar e fazer ainda melhor em prol da nossa modalidade e especialmente dos nossos jovens praticantes.
Parabéns, também aos Campeões Distritais, Quinta dos Lombos e Sport Lisboa e Benfica e o desejo que todos alcancem a melhor prestação possível nas competições nacionais em que vão estar e se vão seguir.
A Direção da ABL