Respostas a questões colocadas na Ação de Sensibilização a Pais de Atletas

A ABL divulga as questões colocadas por alguns pais e respetivas respostas elaboradas pelo Dr. Jaime Brito, na Ação de Formação de Sensibilização a Pais de Atletas realizada no dia 29 de Maio.

26 JUN 2020

No passado dia 29 de Maio, a ABL realizou a ação de sensibilização a pais dos atletas, cujo tema foi o “Regresso aos Treinos em período de Pandemia”, ministrado pelo Dr. Jaime Brito da Torre, através da plataforma ZOOM.

 

Nessa formação, alguns encarregados de educação colocaram diversas questões que foram respondidas pelo formador. Para esclarecer qualquer preocupação de perigo e das regras/cuidados a ter no regresso à prática da modalidade, foram divulgadas essas questões e respetivas respostas:

 

 1. A partir de que idade se considera que poderiam existir condições para as crianças cumprirem as regras de segurança? O meu filho tem apenas 8 anos, ainda não é aconselhável o uso de máscara (a DGS atualizou para 10 anos a idade, a partir da qual deve a máscara ser usada?)

Dr. Jaime Brito da Torre: Apesar de na minha proposta, os jogadores entrarem de máscara, mas não treinarem com ela e a forma de entrar no Pavilhão, um de cada vez, mantendo todos os distanciamentos, treinarem sempre a mais de 3 metros dos companheiros e do treinador e, por fim, saírem, um de cada vez, de máscara, respeitando sempre o distanciamento e a desinfeção frequente das mãos, transforma esta atividade social que é um treino com crianças separadas, num evento sem risco comparável com todas as atividades que se realizam diretamente na comunidade. Quanto à capacidade de uma criança mini8 conseguir cumprir as regras, tenho as mesmas dúvidas que a mãe. Diria que os mini8 e mini10 (exceto em que possa estar a haver uma maior maturidade) ainda não devem treinar em Pavilhão. Só a partir de mini12, as crianças terão a maturidade suficiente para cumprir as regras de segurança.

 

2. Se o atleta se lesionar e necessitar de assistência? Quem faz essa tarefa?

Dr. Jaime Brito da Torre: Quem fazia, naturalmente.

 

3. Após utilizado, o WC é desinfetado e fica fechado 2 horas até ser reaberto? Acham viável? Quem o faz?

Dr. Jaime Brito da Torre: Acho que sim, que é exequível. Quem o faz é quem estiver definido fazê-lo pelo Manual do Pavilhão.

 

4. E quem controla o convívio dos miúdos no exterior do pavilhão?

Dr. Jaime Brito da Torre: Isso é função dos pais. A proposta apresentada não inclui convívio no Pavilhão. A proposta indica que as crianças devem entrar em momentos diferidos, não havendo lugar para convívio fora do Pavilhão.

 

5. Relativamente à realização de exercício físico com máscara, quais os pontos a favor e contra?

Dr. Jaime Brito da Torre: O ideal é fazer exercício sem a máscara. Na proposta apresentada, as crianças entram de máscara no Pavilhão e tiram-na quando chegam à área definida para elas.

Parceiros Institucionais
Apoios