
Tomada de posse dos novos Órgãos Sociais 2018/2022
No passado dia 16 de Julho teve lugar no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação de Basquetebol de Lisboa, para o quadriénio de 2018/2022.
20 JUL 2018
No passado dia 16 de Julho teve lugar no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da Associação de Basquetebol de Lisboa, para o quadriénio de 2018/2022.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da FPB, Prof. Manuel Fernandes, do Director Técnidco Nacional Prof. Mário Gomes; do representante do Desporto Escolar Prof. Jorge Rafael, de autarcas, de representantes da IPA, de dirigentes de vários clubes, de treinadores, de árbitros, de jogadores e de algumas individualidades de referência da modalidade, entre elas o Prof. Hermínio Barreto.
Antes da tomada de posse a Quinta dos Lombos quis prestar uma singela homenagem à Associação de Basquetebol de Lisboa através do Prof. Rogério Mota, oferendo um quadro com uma t’shirt da Final Four de SUB 19 com o seu nome.
Conferida a tomada de posse usaram da palavra os membros da Assembleia Geral empossados, que se regozijaram com o momento e maifestaram a sua satisfação por poderem integrar a equipa dirigente e darem um pequeno contributo à modalidade. Interveio de seguida o Prof. Rogério Mota, Presidente reeleito, que começou por referir que o trabalho realizado teve duas linhas orientadoras. Uma as ideias e projectos que consideraram que melhorariam o Basquetebol em Lisboa e outra a relação com todos os agentes da modalidade guiada por princípios e valores como o rigor, a exigência, a transparência, a cooperação, a equidade, a solidariedade e o respeito mútuo, fermento do trabalho colectivo e o empenho, a dedicação, a paixão e a ética, suporte seguro e convicto de que os objectivos seriam alcançados.
Informou que a época de 2017/2018 foi excepcional em resultados, tendo a ABL ultrapassado os 4250 praticantes, com 42 clubes filiados, 3 dos quais em BCR. Teve 230 equipas nas competições com 2430 jogos realizados. E no Mini acabou a época com 155 equipas e 1178 jogos. Mas referiu que o que orientou verdadeiramente o trabalho foi a vontade de fazer melhor e modificar atitudes e comportamentos nos jovens; nos treinadores; nos árbitros; nos dirigentes; nos pais; nos clubes.
Lançou um desafio, sabendo que todos são indispensáveis. Serem capazes de construir um corpo de acções, comportamentos e decisões comuns, que gerem um ambiente educativo e pedagógico saudável, que permita o crescimento e o desenvolvimento equilibrado e gratificante dos jovens praticantes e até de todos os agentes. Terminou apelando aos agentes da modalidade e particularmente aos clubes filiados na ABL, para que não se excluam, não deixem de participar, de intervir, de propor, de questionar, mas também de cumprir. Todos são necessários para que o Basquetebol se valorize e enriqueça.
Usaram ainda da palavra o Presidente da FPB, que felicitou os novos Órgãos Sociais e desejou os maiores sucessos, convicto que assim será e que a cooperação ABL/FPB é elemento da maior importância para a modalidade. A Vereadora da Câmara de Mafra, Drª Célia Fernandes, cumprimentou e deu os parabéns aos Órgãos Sociais empossados e manifestou a disponibilidade para continuar o trabalho de colaboração com a ABL, que tem tido resultados muito positivos para o Concelho. O Prof. Jorge Rafael do Desporto Escolar desejou que a cooperação já existente com o Basquetebol/FPB e com a ABL também se reforce e beneficie o próprio Desporto Escolar. O representante da International Police Association interveio para felicitar os Órgaõs Sociais e desejou que a cooperação anterior se mantenha.
Terminou as intervenções o Prof. Hermínio Barreto, que desejou as maiores felicidades aos novos Órgãos Sociais empossados e alertou todos os presentes para a necessidade de a partir de certa idade sabermos cuidar do corpo e de nós, que o mesmo é dizer como é bonito viver e continuar com as pessoas de quem gostamos.
Seguiu- se um breve coffee-break.
Desejamos deste modo aos novos Órgãos Sociais da ABL as melhores felicidades no seu trabalho e os votos de novos sucessos para o Basquetebol no seu todo e em particular em Lisboa, esperando que ele se desenvolva e afirme cada vez mais no Desporto Nacional.