
Equipas de Lisboa com forte presença nas Fases Finais
05 JUN 2018
Sub 19 femininos
Quinta dos Lombos sagra-se bicampeã nacional
A equipa feminina da Quinta dos Lombos revalidou o título de campeã nacional de Sub 19 femininos, ao derrotar as três adversárias da final four realizada no seu pavilhão. Apesar desta boa notícia, o fim-de-semana acabou por ter um sabor agridoce para os clubes de Lisboa, uma vez que o CB Queluz esteve à beira de se sagrar campeão nacional em Sub 18 masculinos, mas acabou por soçobrar perto da meta. Também as nossas formações que disputaram as Taças Nacionais de Sub 19 (Estoril Basket) e Sub 18 (Odisseia) foram derrotadas nas finais pelos adversários nortenhos. Finalmente, as equipas de Sub 16 que disputaram as fases intermédias (Sporting, em masculinos, e Quinta dos Lombos, em femininos) atingiram os seus objectivos e disputam as respectivas final four no final desta semana.
As fases finais de Sub 18 e Sub 19 decorreram, respectivamente, em Mafra e Quinta dos Lombos (Carcavelos), sob a égide da Associação de Basquetebol de Lisboa, que se congratula com o sucesso de ambos os eventos. Foram três dias de festa, convívio, animação, desportivismo e muito basquetebol, com os pavilhões cheios de um público entusiasta.
Campeãs repetem pleno
À semelhança do que havia conseguido há um ano, a equipa da Quinta dos Lombos concluiu a fase final só com vitórias. Depois de suplantar o Olivais de Coimbra na primeira jornada (68-49) e a outra formação de Lisboa, o CB Queluz, na segunda (59-49), as bicampeãs nacionais defrontaram na derradeira ronda a formação do Vagos, que também chegou invicta ao jogo decisivo. A finalíssima foi equilibrada, embora a equipa da linha de Cascais tenha estado sempre no comando. Nos últimos minutos, conseguiu uma vantagem que lhe garantiu a vitória e o consequente bicampeonato.
O CB Queluz, depois de dois desaires nas duas primeiras rondas, suplantou o Olivais e alcançou o último posto do podium. Merece, ainda, ser realçado o facto de quatro das componentes do cinco ideal pertencerem aos dois clubes filiados na ABL.
Resultados completos:
1.ª jornada
Vagos, 56 CB Queluz, 47
Quinta dos Lombos, 68 Olivais, 49
2.ª jornada
Vagos, 51 Olivais, 45
Quinta dos Lombos, 59 CB Queluz, 49
3.ª jornada
CB Queluz, 72 Olivais, 58
Quinta dos Lombos, 60 Vagos, 46
Classificação:
1.º Quinta dos Lombos
2.º Vagos
3.º CB Queluz
4.º Olivais
MVP: Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos)
Cinco ideal: Maria Carvalho (Vagos), Sara Guerreiro (Quinta dos Lombos), Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Carolina Cruz (CB Queluz) e Beatriz Jordão (Quinta dos Lombos)
CB Queluz de novo vice-campeão
CB Queluz e Benfica chegaram à final four do campeonato nacional de Sub 18 masculinos com a legítima aspiração de alcançarem o título de campeão nacional. Essa ambição era mais sustentada na turma da linha de Sintra, uma vez que se apresentava invicta. Com efeito, os campeões de Lisboa não perderam um único jogo até à fase final, tanto no campeonato distrital, como na fase sul do nacional. E as duas primeiras jornadas reforçaram esse propósito, pois o CB Queluz foi a única equipa a entrar na última jornada só com vitórias, depois de derrotar Vasco da Gama (79-57) e Benfica (61-51). Ou seja, chegou ao último confronto da época só com vitórias.
No primeiro jogo de domingo, derradeiro dia de competição, o Benfica derrotou o Vasco da Gama, ficando ambas as equipas com uma vitória e duas derrotas. Assim, o vencedor do CB Queluz-FC Porto seria o campeão nacional, independentemente da diferença pontual. O jogo começou bem para os nossos campeões distritais, que cedo ganharam uma margem confortável no marcador. Suportaram várias reacções dos portistas e estiveram a ganhar até cerca de 4 minutos do fim. Porém, quando o FC Porto alcançou a primeira vantagem no marcador, os jovens do CB Queluz acusaram demasiado o volte-face e não conseguiram reagir convenientemente, acabando por perder o título, apesar de terem terminado com os mesmos pontos na classificação do campeão (cinco pontos, decorrentes de duas vitórias e uma derrota). O Benfica fechou a prova em terceiro lugar.
Resultados:
1.ª jornada
FC Porto, 69 Benfica, 54
CB Queluz, 79 Vasco da Gama, 57
2.ª jornada
Vasco da Gama, 77 FC Porto, 70
CB Queluz, 61 Benfica, 51
3.ª jornada
Benfica, 87 Vasco da Gama, 78
FC Porto, 71 CB Queluz, 62
Classificação:
1.º FC Porto
2.º CB Queluz
3.º Benfica
4.º Vasco da Gama
MVP: Francisco Amarante (FC Porto)
Cinco ideal: Hugo Ferreira (Vasco da Gama), Francisco Amarante (FC Porto), Ricardo Neves (Benfica), Lamine Banora (CB Queluz) e João Embaló (CB Queluz)
Derrotas nas finais das Taças Nacionais
Também se disputaram, no primeiro fim-de-semana de Junho, as fases finais das Taças Nacionais de Sub 19 femininos e Sub 18 masculinos. Lisboa esteve representada por Estoril Basket e Odisseia. Ambas as equipas chegaram à final, mas perderam os jogos decisivos, não deixando, contudo, de ter participações meritórias na prova.
Resultados Sub 19 femininos:
Meias-finais
Coimbrões, 103 GB Atlântico, 23
Estoril Basket, 63 Boa Viagem, 50
3.º/4.º lugar
Boa Viagem, 75 GB Atlântico, 23
Final
Coimbrões, 73 Estoril Basket, 62
Classificação
1.º Coimbrões
2.º Estoril Basket
3.º Boa Viagem
4.º GB Atlântico
Resultados Sub 18 masculinos:
Meias-finais
Académico do Porto, 71 Escola Francisco Franco, 59
Odisseia, 71 Operário, 60
3.º/4.º lugar
Operário, 74 Escola Francisco Franco, 60
Final
Académico do Porto, 83 Odisseia, 74
Classificação
1.º Académico do Porto
2.º Odisseia
3.º Operário
4.º Escola Francisco Franco
Quinta dos Lombos e Sporting na final four de Sub 16
Por último, merece destaque a participação das equipas de Sub 16 da Quinta dos Lombos, em femininos, e do Sporting, em masculinos, na fase intercalar do campeonato nacional, que visava apurar os dois clubes que se juntam aos vencedores da zona norte e da zona sul, na final four. Ambas as formações venceram um jogo e perderam outro, mas garantiram a presença nas respectivas fases finais.
Eis os resultados:
Femininos
Quinta dos Lombos, 69 Sporting Figueirense, 47
Sporting Figueirense, 53 Escola Francisco Franco, 51
Escola Francisco Franco, 66 Quinta dos Lombos, 60
Apurados: Quinta dos Lombos e Escola Francisco Franco, que se juntam a CP Natação e CB Queluz.
Masculinos
Académico do Porto, 50 Sporting, 45
Sporting, 80 GB Atlântico, 40
Académico do Porto, 68 GB Atlântico, 28
Apurados: Académico do Porto e Sporting, que competem, na final four, com FC Porto e Barreirense.