
Fases Finais Nacionais
05 JUN 2017
Quinta dos Lombos campeã nacional
A equipa feminina da Quinta dos Lombos sagrou-se campeã nacional, após vencer os três jogos da fase final disputada na Gafanha da Nazaré. Infelizmente, nos Sub 18 masculinos, as coisas não correram tão bem aos representantes lisboetas e o vencedor da prova foi o Dragon Force, da Associação de Basquetebol do Porto.
Novas campeãs não deram hipóteses
A carreira da Quinta dos Lombos na final four foi brilhante, A equipa da linha de Cascais, que já se havia sagrado campeã de Lisboa, suplantou claramente as suas adversárias, não merecendo qualquer discussão a justiça do título nacional conquistado.
Na primeira jornada, o adversário foi o GDESSA, única formação que derrotou as novas campeãs nacionais, durante toda a temporada 2016/2017, na fase final zona sul. Porém, na Gafanha da Nazaré, foram incapazes de dar a mesma réplica, sendo derrotadas por 19 pontos de diferença, 64-45 (29-19, ao intervalo). Mal se sabia que esse seria o resultado menos desnivelado nos jogos da Quinta dos Lombos. Com efeito, no dia seguinte, o Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) perdeu por uma diferença de 24 pontos, 72-48 (36-21, ao intervalo) e 20 pontos marcaram a distância no jogo decisivo (a verdadeira final) frente ao Coimbrões: 72-52. No entanto, o confronto foi mais equilibrado do que o resultado deixa transparecer, pois só no último período a Quinta dos Lombos se distanciou. No final do terceiro período, a diferença era de apenas 7 pontos (47-40).
Resultados completos:
1.ª jornada
Coimbrões, 64 CLIP, 60
Quinta dos Lombos, 64 GDESSA, 45
2.ª jornada
Coimbrões, 65 GDESSA, 64
Quinta dos Lombos, 72 CLIP, 48
3.ª jornada
GDESSA, 71 CLIP, 35
Quinta dos Lombos, 72 Coimbrões, 52
Classificação:
1.º Quinta dos Lombos
2.º Coimbrões
3.º GDESSA
4.º CLIP
MVP: Catarina Lopes (Coimbrões)
Cinco ideal: Ana Rodrigues (Quinta dos Lombos), Mariana Camelo (Coimbrões), Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Catarina Lopes (Coimbrões) e Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos)
CB Queluz é vice-campeão
O vencedor incontestado da competição de Sub 18 foi a equipa portuense do Dragon Force, invicta na fase final que decorreu em Alfena. Dos representantes de clubes filiados na ABL, merece destaque o CB Queluz, que terminou em segundo lugar. Já o Benfica, campeão de Lisboa, ficou aquém das expectativas. Apesar de ter iniciado o derradeiro encontro, frente ao Dragon Force, ainda com possibilidades de ganhar o campeonato, face ao desaire neste confronto, não fugiu ao último lugar da final four.
Resultados:
1.ª jornada
Dragon Force, 80 CB Queluz, 59
Benfica, 66 Sp. Braga, 61
2.ª jornada
Dragon Force, 78 Sp. Braga, 61
CB Queluz, 76 Benfica, 51
3.ª jornada
Sp. Braga, 64 CB Queluz, 59
Dragon Force, 77 Benfica, 61
Classificação:
1.º Dragon Force
2.º CB Queluz
3.º Sp. Braga
4.º Benfica
MVP: Henrique Barros (Dragon Force)
Cinco ideal: Pedro Lança (Benfica), Francisco Amarante (Dragon Force), João Santos (CB Queluz), Henrique Barros (Dragon Force) e Vladyslav Voytso (Dragon Force)
Taça Nacional Sub-18 masculinos
Também o Estoril Basket chegou brilhantemente à fase final da Taça Nacional de Sub-18 realizada em Ponte de Sor, tendo contudo sido derrotado na final pela Ovarense pelo magro resultado de 70 68.
A atestar a boa prestação do nosso filiado está a inclusão no cinco ideal de dois jovens do Estoril Basket, o Joel Teixeira e o Frederico Martins.
A ABL felicita as equipas participantes nestas fases finais, em particular as novas campeãs nacionais de Sub 19. Parabéns, Quinta dos Lombos!