
Orlando Rebelo, deixou-nos
A ABL manifesta solidariedade pelo falecimento de Orlando Rebelo.
14 JUN 2022
No final da passada semana, partiu para uma viagem sem retorno, o nosso amigo Orlando Rebelo, que contava entre a família do basquetebol, com muitos anos, dos seus 86 de vida.
De facto, o Basquetebol, em particular a arbitragem, foram muito do seu tempo. A ambos dedicou, com enorme carinho, rigor, elegância e paixão, certamente muitos dos melhores momentos da sua vida ativa.
Começou como jogador, no histórico Grupo Dramático “Os Combatentes”, coletividade de Lisboa, que durante muitos anos participou nas competições da ABL, infelizmente hoje, ausente da prática do Basquetebol. Mas, à sua enorme paixão, a arbitragem, dedicou muitos anos tendo para além de Árbitro, sido Comissário Internacional, Presidente do Conselho de Arbitragem da FPB e também Presidente do Conselho Técnico, sempre com desempenhos e entrega de grande competência.
Orlando Rebelo, pessoa de enorme correção, educação e elegância na sua relação com os vários agentes da modalidade, dignificou-a e em particular a arbitragem.
Quando em 2017, a ABL por ocasião do seu 90º Aniversário, decidiu atribuir o seu nome ao Prémio Anual de Árbitro Revelação, esteve connosco de corpo inteiro na cerimónia de entrega dos prémios, manifestando que não seria merecedor desta distinção.
Andou bem a ABL ao fazê-lo e é e será para nós uma honra deixar o seu nome gravado neste Prémio, que em cada época, distinguirá um Árbitro que se destaque nessa função do jogo.
O Orlando Rebelo deixou-nos fisicamente, mas fica o seu exemplo, a sua dedicação e paixão à modalidade, em especial à arbitragem.
Orlando, onde quer que estejas estarás connosco e com os que se dedicarem à arbitragem. Passaremos a tua mensagem e o teu exemplo.
Até sempre amigo.
A Direção da ABL