Historial
Fundação da ABL e do Basquetebol em Portugal

O basquetebol foi introduzido em Portugal no ano de 1913 por Rodolfo Horney, professor de Educação Física, de nacionalidade Suíça, que exerceu a sua actividade em Lisboa durante 12 anos.

O ensino do basquetebol começou a ser dirigido em Lisboa pelo professor Horney aos frequentadores do ginásio da Associação Cristã da Mocidade, O Triangulo Vermelho Português, como era vulgarmente conhecido. Ao professor Horney sucederia Henry Brandt, pelo que o trabalho encetado não viria a ser interrompido. São as delegações desta Associação que a partir de 1921 fomentam o lançamento do basquetebol em Coimbra e no Porto.

Em Coimbra, a divulgação do Jogo foi iniciada pelo secretário William Stallings que substituiu em 1917 o fundador da Associação Cristã dos Estudantes de Coimbra, Nyron Clark, passando este a exercer o mesmo cargo na ACM do Porto onde implantou a modalidade.

O primeiro campeonato de basquetebol de que temos conhecimento, que se realizou em Portugal, disputou-se no ano de 1921, entre as várias unidades que se agrupavam no campo Entrincheirado de Lisboa e que se dedicavam com entusiasmo àprática do jogo. A iniciativa deveu-se á Comissão Central de Educação Física do Exército. As meias-finais e final desse campeonato foram jogadas em 4 de Junho de 1921, em Paço d'Arcos, local da sede daquela Comissão. Coube à ACE de Coimbra, em 1922, a organização pela primeira vez de uma prova que viria a constituir, a nível regional, a primeira organização de basquetebol em Portugal. Foram intervenientes as equipas da ACM do Porto, de Coimbra e de Lisboa.

Com a fundação, em 1927, das Associações de Lisboa e de Coimbra, (que, com início em 1928, fizeram disputar os seus campeonatos regionais) e da Federação Portuguesa de Basquetebol, com sede no Poro, o cariz da modalidade modifica-se totalmente para melhor. O projecto de organização da Federação Portuguesa de Basquetebol foi liderado pela Associação Cristã da Mocidade, no Porto, que reuniu na sua sede os delegados de vários clubes tendo sido decidido que a localização da sede da Federação seria rotativa, situando-se na época de 1924-1925 em Coimbra.

No Congresso da Federação realizado em 20 de Dezembro de 1930, a Associação de Basquetebol de Lisboa propõe a transferência da sede da Federação, instalada no Porto desde a sua fundação, para Lisboa. Esta proposta, feita, segundo os nortenhos em termos contundentes, origina nova cisão entra a Federação e a Associação de basquetebol de Lisboa, que duraria cerca de 4 anos.

À oposição do Norte reagem os do Sul com a criação de um organismo com funções semelhantes às da Federação, que denominaram de Liga Portuguesa de Basquetebol e cuja sede ficou localizada em Lisboa.

É neste estado de tensão que, em 1933, a Federação e a Liga fazem disputar, ambas pela primeira vez, a sua prova mais representativa, o Campeonato de Portugal. Daqui resultou a existência de dois campeões igualmente designados apesar da falta de legalidade internacional da Liga de Clubes. Na prova federativa, o vencedor foi o Sport Clube Conimbricense, o campeão com propriedade; no torneio da Liga o galardão pertenceu ao Campolide Atlético Clube, o rei sem trono, como ouvimos dizer algures ao jornalista Alves Teixeira.

Em 1934 lisboa vê finalmente realizado o seu propósito, a transferência para Lisboa da sede da Federação, que desde a sua fundação em 1927, se encontrava instalada no Porto. Esta resolução foi aprovada graças à intervenção da Confederação Portuguesa dos Desportos, em Congresso realizado em 14 de Julho de 1934. A Federação prestigiou-se, a Liga extinguiu-se.

ligações
pub
publicidade
tops
+ Vistos
+ Comentados
+ Partilhados
Sondagem
Que tema gostarias de ver na próxima época, no nosso site?