Fases Finais Nacionais
voltar

Quinta dos Lombos campeã nacional

A equipa feminina da Quinta dos Lombos sagrou-se campeã nacional, após vencer os três jogos da fase final disputada na Gafanha da Nazaré. Infelizmente, nos Sub 18 masculinos, as coisas não correram tão bem aos representantes lisboetas e o vencedor da prova foi o Dragon Force, da Associação de Basquetebol do Porto.

 

Novas campeãs não deram hipóteses

A carreira da Quinta dos Lombos na final four foi brilhante, A equipa da linha de Cascais, que já se havia sagrado campeã de Lisboa, suplantou claramente as suas adversárias, não merecendo qualquer discussão a justiça do título nacional conquistado.

Na primeira jornada, o adversário foi o GDESSA, única formação que derrotou as novas campeãs nacionais, durante toda a temporada 2016/2017, na fase final – zona sul. Porém, na Gafanha da Nazaré, foram incapazes de dar a mesma réplica, sendo derrotadas por 19 pontos de diferença, 64-45 (29-19, ao intervalo). Mal se sabia que esse seria o resultado menos desnivelado nos jogos da Quinta dos Lombos. Com efeito, no dia seguinte, o Colégio Luso Internacional do Porto (CLIP) perdeu por uma diferença de 24 pontos, 72-48 (36-21, ao intervalo) e 20 pontos marcaram a distância no jogo decisivo (a verdadeira final) frente ao Coimbrões: 72-52. No entanto, o confronto foi mais equilibrado do que o resultado deixa transparecer, pois só no último período a Quinta dos Lombos se distanciou. No final do terceiro período, a diferença era de apenas 7 pontos (47-40).

Resultados completos:

1.ª jornada

Coimbrões, 64 – CLIP, 60

Quinta dos Lombos, 64 – GDESSA, 45

2.ª jornada

Coimbrões, 65 – GDESSA, 64

Quinta dos Lombos, 72 – CLIP, 48

3.ª jornada

GDESSA, 71 – CLIP, 35

Quinta dos Lombos, 72 – Coimbrões, 52

Classificação:

1.º Quinta dos Lombos

2.º Coimbrões

3.º GDESSA

4.º CLIP

MVP: Catarina Lopes (Coimbrões)

Cinco ideal: Ana Rodrigues (Quinta dos Lombos), Mariana Camelo (Coimbrões), Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Catarina Lopes (Coimbrões) e Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos)

 

CB Queluz é vice-campeão

O vencedor incontestado da competição de Sub 18 foi a equipa portuense do Dragon Force, invicta na fase final que decorreu em Alfena. Dos representantes de clubes filiados na ABL, merece destaque o CB Queluz, que terminou em segundo lugar. Já o Benfica, campeão de Lisboa, ficou aquém das expectativas. Apesar de ter iniciado o derradeiro encontro, frente ao Dragon Force, ainda com possibilidades de ganhar o campeonato, face ao desaire neste confronto, não fugiu ao último lugar da final four.

Resultados:

1.ª jornada

Dragon Force, 80 – CB Queluz, 59

Benfica, 66 – Sp. Braga, 61

2.ª jornada

Dragon Force, 78 – Sp. Braga, 61

CB Queluz, 76 – Benfica, 51

3.ª jornada

Sp. Braga, 64 – CB Queluz, 59

Dragon Force, 77 – Benfica, 61

Classificação:

1.º Dragon Force

2.º CB Queluz

3.º Sp. Braga

4.º Benfica

MVP: Henrique Barros (Dragon Force)

Cinco ideal: Pedro Lança (Benfica), Francisco Amarante (Dragon Force), João Santos (CB Queluz), Henrique Barros (Dragon Force) e Vladyslav Voytso (Dragon Force)

 

Taça Nacional – Sub-18 masculinos

Também o Estoril Basket chegou brilhantemente à fase final da Taça Nacional de Sub-18 realizada em Ponte de Sor, tendo contudo sido derrotado na final pela Ovarense pelo magro resultado de 70 – 68.

A atestar a boa prestação do nosso filiado está a inclusão no cinco ideal de dois jovens do Estoril Basket, o Joel Teixeira e o Frederico Martins.

 

A ABL felicita as equipas participantes nestas fases finais, em particular as novas campeãs nacionais de Sub 19. Parabéns, Quinta dos Lombos!

05 JUN 2017
comentários
SUBMETER
ligações
pub
publicidade
tops
+ Vistos
+ Comentados
+ Partilhados
Sondagem
Que tema gostarias de ver na próxima época, no nosso site?