Associação de Basquetebol de LisboaNotíciasFases Finais Distritais sub16
Fases Finais Distritais sub16
voltar

Sub 16

CB Queluz: em casa, mandamos nós

Terminaram as fases finais dos campeonatos distritais de Lisboa, com as competições de sub 16. O CB Queluz organizou a final four masculina e feminina e não deu hipóteses à concorrência, sagrando-se campeão em ambos os géneros.

Assim, em 2016/2017, temos os seguintes campeões distritais de Lisboa:

Masculinos

Sub 14 – Benfica

Sub 16 – CB Queluz

Sub 18 – Benfica

Femininos

Sub 14 – Benfica

Sub 16 – CB Queluz

Sub 19 – Quinta dos Lombos

 

Masculinos: CB Queluz e Benfica discutiram até ao fim

O CB Queluz apresentava-se na fase final que organizou no pavilhão de Casal de Cambra com a invejável condição de invicto. Nos dois primeiros jogos da final four, confirmou o seu poderio, mas também o Benfica derrotou os outros adversários, Algés e Odisseia Basket. Portanto, o confronto que os opôs no último dia funcionou como uma autêntica final. E não faltou emoção. O CB Queluz esteve na frente do marcador durante quase todo o jogo, mas perto do final o Benfica ganhou uma pequena vantagem de dois pontos: 57-55. Só que não pontuou mais. Um parcial de 8-0 garantiu o título à equipa da casa.

Esta fase final teve como patrono o Prof. Vicente Costa, proeminente figura do basquetebol nacional durante décadas: jogador do Técnico, chegando a “internacional”, treinador de equipas portuguesas e angolanas e, durante mais de 10 anos, diretor técnico regional na AB Lisboa.

Resultados:

1.ª jornada: CB Queluz, 80 – Algés, 50; Benfica, 55 – Odisseia Basket, 29

2.ª jornada: CB Queluz 90 – Odisseia Basket, 42; Benfica, 64 – Algés, 28

3.ª jornada: CB Queluz 63 – Benfica, 57; Algés, 54 – Odisseia Basket, 48

Cinco ideal: Fábio Dias (Benfica), Hugo Maricato (Odisseia Basket), Pedro Caçador (CB Queluz), Amaro Correia (Benfica) e Miguel Alves (CB Queluz).

MVP: Hugo Maricato (Odisseia Basket)

Na Malveira, com organização do Clube Hiper-Activo, decorreu a poule de apuramento para as competições nacionais. A questão do vencedor foi decidida por apenas um ponto, com o triunfo do Estoril sobre o NB Queluz, por 79-78, mas os três primeiros estarão presentes na taça nacional.

Resultados:

1.ª jornada: Estoril Basket, 52 – Carnide, 37; NB Queluz, 73 –, Hiper-Activo Malveira 66

2.ª jornada: Estoril Basket, 74 – Hiper-Activo Malveira, 62; NB Queluz, 66 – Carnide, 21

3.ª jornada: Estoril Basket, 79 – NB Queluz, 78; Hiper-Activo Malveira, 88 – Carnide, 40

Com os resultados da dupla fase final, estão apurados para o campeonato nacional CB Queluz, Benfica e Algés. Odisseia Basket, Estoril Basket, NB Queluz e Hiper-Activo da Malveira jogam a taça nacional.

 

Femininos: Quinta dos Lombos ofereceu resistência

A equipa feminina do CB Queluz quis seguir o exemplo dos seus colegas rapazes e também conquistou o título de campeã distrital, ao derrotar no jogo decisivo a Quinta dos Lombos, por 59-47.

Esta final four, que, tal como a masculina, foi disputada em Casal de Cambra, homenageou uma das mais importantes figuras do basquetebol feminino português, a Professora Isabel Ribeiro dos Santos, jogadora durante mais de 20 anos, tendo representado a seleção nacional, e treinadora há cerca de 30, com uma passagem de perto de uma década pela seleção nacional de cadetes femininos. Atualmente, é treinadora no Esgueira.

Eis os resultados completos:

1.ª jornada: CB Queluz, 101 – Benfica, 33; Quinta dos Lombos, 69 –, Estoril Basket, 36

2.ª jornada: CB Queluz, 91 – Estoril Basket, 41; Quinta dos Lombos, 61 – Benfica, 37

3.ª jornada: CB Queluz, 59 – Quinta dos Lombos, 47; Benfica, 58 – Estoril Basket, 37

Cinco ideal: Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos), Matilde Cordeiro (Quinta dos Lombos), Dilma Semedo (CB Queluz), Maria Lopes (Benfica) e Mariana Mendes (CB Queluz).

MVP: Mariana Carvalho (Quinta dos Lombos).

A fase de apuramento para as provas nacionais conheceu alguns percalços. Por problemas com o piso, não foi possível realizá-la, como previsto, na Escola Maria Alberta Menéres e acabou por ser adiada um dia, tendo decorrido entre 4 e 6 de fevereiro. O Pavilhão Gomes Pereira, em Algés, acolheu as duas primeiras jornadas. Os jogos da derradeira ronda realizaram-se em Torres Vedras e Casal de Cambra. Embora impossibilitado de utilizar o seu recinto, o GDEMAM, com três triunfos, acabou por ser o vencedor.

Resultados:

1.ª jornada: GDEMAM, 61 – Algés, 41; Carnide, 61 –, Física Torres Vedras, 37

2.ª jornada: GDEMAM, 74 – Física Torres Vedras, 46; Carnide, 81 – Algés, 33

3.ª jornada: GDEMAM, 62 – Carnide, 42; Física Torres Vedras, 66 – Algés, 51

CB Queluz, Quinta dos Lombos, Benfica, Estoril Basket e GDEMAM conseguiram a qualificação para o campeonato nacional. Carnide, Física de Torres Vedras, Algés e Paço de Arcos disputarão a taça nacional.

 

Sub 14 garantem presença no campeonato nacional

Todas as quatro equipas envolvidas em jogos de apuramento com formações de outras associações lograram a qualificação para o campeonato nacional da categoria. Assim, Maristas de Carcavelos e Estoril Basket juntam-se a Benfica, NB Queluz e Sporting, como representantes lisboetas no “nacional” masculino. Quanto às meninas, Lisboa contará com GDEMAM e Quinta dos Lombos, além dos já qualificados Benfica, Carnide e CB Queluz.

Resultados do fim de semana:

Masculinos

Stella Maris, 53 – Maristas Carcavelos, 82; Maristas Carcavelos, 53, Stella Maris, 41

Estoril Basket, 85 – Unidos Tortosendo, 71; Unidos Tortosendo, 51, Estoril Basket, 61

Femininos

CN Abrantes, 50 – GDEMAM, 86; GDEMAM, 72, CN Abrantes, 53

Torres Novas, 39 – Quinta dos Lombos, 50

Quinta dos Lombos, 71 – Torres Novas, 46.

08 FEV 2017
comentários
SUBMETER
ligações
pub
publicidade
tops
+ Vistos
+ Comentados
+ Partilhados
Sondagem
Que tema gostarias de ver na próxima época, no nosso site?