Associação de Basquetebol de LisboaNotíciasFases Finais Distritais sub14
Fases Finais Distritais sub14
voltar
Fases finais sub 14

E tudo o Benfica levou...

O Benfica foi o grande vencedor das fases finais de sub 14, ao sagrar-se campeão distrital em masculinos e femininos, numa repetição do feito de 2015/2016. As suas equipas venceram todos os jogos da final four e arrebataram ambos os títulos, que se somam ao alcançado uma semana antes pelos sub 18. Até agora, só o campeonato distrital de sub 19 femininos, conquistado pela Quinta dos Lombos, escapou aos “encarnados”. Veremos como será esta semana com o escalão de sub 16.

 

Masculinos: nem o fator casa valeu ao NB Queluz

NB Queluz e Benfica apresentavam-se como os grandes favoritos na fase final organizada no Pavilhão Henrique Miranda, pelo primeiro daqueles clubes e que homenageou Armando Simões, um dos campeões nacionais da grande equipa sénior masculina que o Benfica teve nos anos 60, mas que também teve papel importante, entre outros, num clube da linha de Sintra: o desaparecido Clube Atlético de Queluz.

O favoritismo apontado no parágrafo anterior confirmou-se: NB Queluz e Benfica superiorizaram-se aos adversários das duas primeiras jornadas (Maristas de Carcavelos e Sporting) e discutiram a conquista do título no último dia de competição. O Benfica foi mais forte e repetiu o êxito da época passada.

Resultados:

1.ª jornada: Benfica, 84 – Sporting, 49; NB Queluz, 82 – Maristas Carcavelos, 70

2.ª jornada: Benfica, 89 – Maristas Carcavelos, 39; NB Queluz, 63 – Sporting, 60

3.ª jornada: Benfica, 64 – NB Queluz, 50; Sporting, 77 – Maristas Carcavelos, 64

Cinco ideal: Diogo Marques (Benfica), Afonso Matos (Sporting), Lucas Vagarinho (NB Queluz), Henrique Silva (Benfica) e Tomás Costa (NB Queluz).

Simultaneamente, no Pavilhão dos Salesianos, em Manique, numa realização do Estoril Basket, realizou-se a poule de apuramento para as competições nacionais. O vencedor foi o Estoril, que, assim, ainda terá hipóteses de apuramento para o campeonato nacional.

Resultados:

1.ª jornada: Estoril Basket, 59 – Salesianos, 38; CB Queluz, 53 –, Algés 38

2.ª jornada: Estoril Basket, 66 –, Algés 63; CB Queluz, 58 – Salesianos, 38

3.ª jornada: Estoril Basket, 62 –CB Queluz, 57; Salesianos, 50 – Algés, 46

Os resultados desta dupla fase final ditaram o apuramento para o campeonato nacional de Benfica, NB Queluz e Sporting. Maristas de Carcavelos e Estoril terão de ultrapassar uma eliminatória com equipas de outras associações para lograrem idêntico feito.

 

Femininos: Carnide cedeu na final

Tal como nos masculinos, também as meninas do Benfica derrotaram a equipa da casa no jogo decisivo. A fase final foi organizada pelo Carnide, no Pavilhão do Bairro Padre Cruz, e, como em Queluz, quem recebeu os jogos do fim de semana decisivo não conseguiu mais do que o vice-campeonato.

A final four serviu para homenagear José Araújo, um dos mais conceituados árbitros da história da modalidade em Portugal e que se retirou em 2010.

Eis os resultados completos:

1.ª jornada: Benfica, 62 – GDEMAM, 55; Carnide, 46 –, CB Queluz 35

2.ª jornada: Benfica, 83 – CB Queluz, 25; Carnide, 58, GDEMAM, 35

3.ª jornada: Benfica, 64 – Carnide, 40; CB Queluz, 53 – GDEMAM, 44

Cinco ideal: Margarida Oliveira (Carnide), Marta Roseiro (CB Queluz), Francisca Carneiro (Carnide), Aline Cabaço (Benfica) e Catarina Guedes (GDEMAM).

No Pavilhão Carlos Alberto Carvalho, na Cruz Quebrada, realizou-se a fase de apuramento para as provas nacionais, organizado pela SIMECQ. A Quinta dos Lombos superiorizou-se às adversárias e ganhou o direito a disputar o acesso ao campeonato nacional.

Resultados:

1.ª jornada: Quinta dos Lombos, 71 – SIMECQ, 61; APAIS Mafra, 58 – Algés, 32

2.ª jornada: Quinta dos Lombos, 76 – Algés, 21; APAIS Mafra, 47 – SIMECQ, 37

3.ª jornada: Quinta dos Lombos, 65 – APAIS Mafra, 46; SIMECQ, 49 – Algés, 43

Benfica, Carnide e CB Queluz estão apurados para o campeonato nacional; GDEMAM e Quinta dos Lombos disputarão uma eliminatória com duas equipas provenientes de outros campeonatos distritais para tentarem juntar-se-lhes.

31 JAN 2017
comentários
SUBMETER
ligações
pub
publicidade
tops
+ Vistos
+ Comentados
+ Partilhados
Sondagem
Que tema gostarias de ver na próxima época, no nosso site?