Associação de Basquetebol de LisboaNotíciasCampeonatos distritais
Campeonatos distritais
voltar

Benfica e Quinta dos Lombos revalidam título de campeão

Benfica, em sub 18 masculinos, e Quinta dos Lombos, em sub 19 femininos, foram os grandes vencedores do primeiro fim de semana de fases finais distritais. Sagraram-se campeões distritais, renovando os títulos conquistados em 2015/2016. Ambos concluíram invictos a final four que disputaram, somando três vitórias nos três jogos disputados.

Entretanto, já estão apurados os participantes nas restantes fases finais, merecendo destaque o Benfica, que é o único clube representado nas seis final four de Lisboa.

 

Sub 18: grande réplica do CB Queluz

Na fase final organizada pelo Odisseia Basket, no Pavilhão da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o Benfica, treinado por Nuno Rodrigues, conseguiu três triunfos. Depois de vitórias confortáveis nos dois primeiros dias, enfrentou uma valente oposição do CB Queluz no jogo decisivo.

Eis os resultados:

1.ª jornada: Benfica, 82 – Odisseia Basket, 66; CB Queluz, 90 – Algés, 45

2.ª jornada: Benfica, 77 – Algés, 39; CB Queluz, 67, Odisseia Basket, 45

3.ª jornada: Benfica, 71 – CB Queluz, 62; Odisseia Basket, 64 – Algés, 50

Cinco ideal: Rafael Santos (Benfica), Pedro Lança (Benfica), Jorge Embaló (CB Queluz), Vasco Catarro (Benfica) e Paulo Caldeira (Odisseia Basket).

Melhor marcador: Paulo Caldeira (Odisseia Basket)

MVP: Paulo Caldeira (Odisseia Basket)

Seguindo a prática iniciada em 2016 pela ABL, em cada fase final é homenageada uma figura importante do basquetebol nacional, cujo nome é atribuído à final four. Nesta, o escolhido foi Manuel Campos, um homem do basquetebol há mais de 65 anos, “internacional” enquanto jogador e campeão nacional quatro vezes pelo Benfica. Treinou diversos clubes e sempre se destacou pelo amor à nossa modalidade e pelo respeito por todos os intervenientes, fossem colegas, adversários, treinadores, jogadores, árbitros ou outros participantes.

Simultaneamente, decorreu, nos Pavilhões Henrique Miranda, em Queluz, e dos Salesianos, em Manique, numa realização conjunta do NB Queluz e do Estoril Basket, uma poule para encontrar os apurados para as provas organizadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol. O grande vencedor foi o NB Queluz, que, assim, participará no campeonato nacional. Estoril e Salesianos de Lisboa competirão na taça nacional.

Resultados:

1.ª jornada: NB Queluz, 69 – Belenenses, 48; Estoril Basket, 82 – Salesianos, 64

2.ª jornada: NB Queluz, 62 – Salesianos, 47; Estoril Basket, 67 – Belenenses, 38

3.ª jornada: NB Queluz, 80 – Estoril Basket, 66; Salesianos, 77 – Belenenses, 64

Perante todos estes resultados, eis a classificação dos primeiros no campeonato distrital:

1.º Benfica

2.º CB Queluz

3.º Odisseia Basket

4.º Algés

5.º NB Queluz

6.º Estoril Basket

7.º Salesianos

Lisboa estará representada no campeonato nacional por Benfica, CB Queluz, Odisseia Basket, Algés e NB Queluz, e na taça nacional por Estoril Basket e Salesianos.

 

Sub 14 masculinos: NB Queluz, Benfica, Sporting e Colégio Marista de Carcavelos na fase final

A próxima final four masculina realiza-se esta semana, entre os dias 27 e 29, no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, sendo organizada pelo NB Queluz. Participarão a equipa organizadora, o Benfica, o Sporting e o Colégio Marista de Carcavelos. Os jogos da primeira jornada são: NB Queluz-Colégio Marista de Carcavelos (20h15) e Benfica-Sporting (22h15).

Nas instalações dos Salesianos de Manique, organizada pelo Estoril Basket, decorrerá a fase final de apuramento para as provas nacionais. Os encontros da ronda inaugural são: Salesianos-Estoril (20h15) e Algés-CB Queluz (22h15).

A fase final dos sub 16 Masculinos, que se realizará nos primeiros dias de fevereiro, também já conhece os quatro apurados: CB Queluz, Odisseia Basket, Benfica e Algés.

 

Sub 19: Quinta dos Lombos não deu hipóteses

Defendendo o título conquistado em 2015/2016 com arreganho, a Quinta dos Lombos foi claramente superior aos adversários na final four realizada no Pavilhão Gomes Pereira, em Algés. A formação organizadora, que se sagrou vice-campeã, o Carnide e o Benfica foram incapazes de contrariar o basquetebol exibido pelas jogadoras orientadas por Gilda Correia. A ocasião foi aproveitada para homenagear Lídia Horta, a primeira jogadora do Sport Algés e Dafundo a alinhar pela seleção nacional.

Eis os resultados completos:

1.ª jornada: Quinta dos Lombos, 72 – Benfica, 50; Algés, 60 –, Carnide 54

2.ª jornada: Quinta dos Lombos, 63 – Carnide, 39; Algés, 55, Benfica, 44

3.ª jornada: Quinta dos Lombos, 59 – Algés, 42; Carnide, 58 – Benfica, 49

Cinco ideal: Carolina Rodrigues (Quinta dos Lombos), Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos), Madalena Rodrigues (Carnide), Marta Vargas (Benfica) e Carla Budane (Algés)

Melhor marcadora: Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos)

MVP: Carla Covane (Quinta dos Lombos)

Na fase de apuramento para as provas nacionais, realizada no Pavilhão Carlos Alberto Carvalho, na Cruz Quebrada, o CB Queluz não sentiu grandes dificuldades para se superiorizar às adversárias, conseguindo o apuramento para o campeonato nacional.

Resultados:

1.ª jornada: CB Queluz, 84 – SIMECQ, 44; Estoril Basket, 63 – GDEMAM, 60

2.ª jornada: CB Queluz, 90 – GDEMAM, 33; Estoril Basket, 59 – SIMECQ, 52

3.ª jornada: CB Queluz, 84 – Estoril Basket, 37; GDEMAM, 50 – SIMECQ, 44

Classificação dos primeiros no campeonato distrital sub 19 feminino:

1.º Quinta dos Lombos

2.º Algés

3.º Carnide

4.º Benfica

5.º CB Queluz

6.º Estoril Basket

7.º GDEMAM

8.º SIMECQ

O campeonato nacional contará, tal como no setor masculino, com cinco equipas de Lisboa: Quinta dos Lombos, Algés, Carnide, Benfica e CB Queluz. Na taça nacional, estarão Estoril Basket, GDEMAM e SIMECQ.

 

Sub 14 Femininos: decisão marcada para o Bairro Padre Cruz

A final four do escalão sub 14 feminino, que, tal como a dos rapazes, decorrerá entre 27 e 29 de janeiro, terá como palco o Pavilhão do Bairro Padre Cruz, numa organização do Carnide Clube. Os jogos da primeira jornada são: Benfica-GDEMAM (19h30) e CB Queluz-Carnide (21h30).

O pavilhão do Cruz Quebradense voltará a receber as equipas que, já sem hipóteses de lutar pelo título distrital, procurarão o apuramento para as provas nacionais. No primeiro dia, defrontam-se: Quinta dos Lombos-SIMECQ (20h) e Apais Mafra-Algés (22h).

Para a final four de sub 16 Femininos, os apurados são: Quinta do Lombos, CB Queluz, Benfica e Estoril.

26 JAN 2017
comentários
SUBMETER
ligações
pub
publicidade
tops
+ Vistos
+ Comentados
+ Partilhados
Sondagem
Que tema gostarias de ver na próxima época, no nosso site?